Montes Claros recebeu o Primeiro Fórum Internacional de Cooperação Técnica sobre Resíduos Sólidos do Norte de Minas

0

Montes Claros firma acordo de cooperação com cidade espanhola

Montes Claros recebeu, na última quinta-feira, 9 de outubro, o 1º Fórum Internacional de Cooperação Técnica sobre Resíduos dos Municípios do Norte de Minas. O encontro, realizado na sede da AMAMS, promoveu o encontro de gestores municipais da região norte-mineira com representantes da Prefeitura de Rivas-Vaciamadrid (Espanha).

Rivas-Vaciamadrid é uma das cidades mais importantes da Espanha, tendo sido totalmente destruída durante a guerra civil que arrasou com o país. Ela foi então totalmente reconstruída, de forma planejada e sustentável. Hoje, a cidade já superou o controle de emissão de gases, apresentando resultados eficientes em tratamento de água, saneamento, tratamento e destinação de resíduos sólidos.

(Prefeitura de Montes Claros firmou acordo de cooperação com cidade espanhola – Foto: Divulgação)

O objetivo do evento, portanto, foi discutir problemas e soluções sobre a correta destinação e reaproveitamento de resíduos sólidos no Norte de Minas, utilizando a experiência espanhola.

Segundo Reinaldo Landulfo, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Montes Claros, o encontro foi um sucesso. “Foi bastante proveitoso. Trouxemos experiências de sucesso da Espanha em técnicas de tratamento, coleta e aproveitamento energético de resíduos. A Prefeitura (de Montes Claros) de um passo importante, juntamente com a CODANORTE (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas), para dar soluções. Queremos, no fundo, uma cidade sustentável, inteligente. Acho que estamos no caminho certo”, disse.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Fabiano Amaral, falou sobe a importância do reaproveitamento dos resíduos sólidos, através da reciclagem e da geração de energia. Se realizadas de forma correta, estas ações podem aumentar, em até 11 vezes, a vida útil do aterro, que só receberia “o resto do resto”.

O diretor da Associação Comercial de São Paulo, Farid Murad, ficou impressionado com a qualidade do encontro. “Poucas cidades e regiões do Brasil estão tão avançadas (neste tema) quanto a região Norte de Minas”.

Durante o fórum foi assinado um termo de cooperação técnica entre as cidades de Montes Claros e Rivas-Vaciamadrid.

Representantes de cidade da Espanha visitam Caic do Maracanã para falar sobre consciência ambiental

Algumas sementes de oliva, plantadas em uma área do Caic do Maracanã, simbolizaram a união entre Montes Claros e Espanha na manhã desta terça-feira, 10. A oliveira, árvore típica da Espanha, deverá crescer no norte de Minas tanto quanto a ideia de reaproveitamento dos resíduos sólidos adotada no país europeu.

A semente foi plantada por representantes das prefeituras de Montes Claros e Rivas-Vaciamadrid, cidade situada na região central da Espanha. Após assinarem o termo de cooperação na tarde da última quinta-feira, durante o Fórum Internacional de Cooperação Técnica sobre Resíduos Sólidos do Norte de Minas, os representantes das duas cidades escolheram o Caic do bairro Maracanã para falar sobre consciência ambiental aos alunos e professores.

(Sementes plantadas simbolizam o acordo firmado entre as duas cidades – Foto: Divulgação)

O secretário de Serviços Urbanos da cidade espanhola, José Gomes Fernandes, falou sobre o cuidado e reaproveitamento dos resíduos sólidos. Ele ressaltou a importância de se pensar a cidade do futuro. “Uma cidade que não cuida do seu lixo não pensa no futuro. O Brasil que avança está nas mãos de todos e é uma honra podermos colaborar nos aspectos técnicos para a mudança na cultura ambiental do norte de Minas”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Montes Claros, Reinaldo Landulfo, falou sobre a adaptação da cidade aos padrões mundiais no tratamento de resíduos.

“Lixo é dinheiro. Através dessa parceria queremos promover a grande mudança sustentável em Montes Claros. Vamos pegar da Espanha os métodos de coleta adequada, separação, triagem e reaproveitamento dos resíduos. Isso é o futuro e vamos trazê-lo para nossa cidade”, explicou Landulfo.

(Fonte: Prefeitura de Montes Claros)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui