Em Governador Valadares, alunos participam de projeto de combate a trotes no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
Cerca de 160 alunos da Escola Municipal João XXIII participaram na manhã desta quinta-feira (9) de uma cerimônia onde receberam o certificado de conclusão do projeto Samuzinho. O projeto visa a diminuir o grande número de trotes recebidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais.
Aline Martins, de 9 anos, foi a primeira a receber o certificado. “Gostei demais de conhecer como é o trabalho de socorro realizado pelo Samu e também de aprender o que devemos fazer até que os socorristas cheguem ao local do acidente, por exemplo. Eles passam um monte de instruções pra gente, é bem legal”, contou.
Os trotes causam prejuízos materiais e humanos, já que é feito o deslocamento desnecessário de ambulâncias e profissionais. “As crianças aprendem o que é o Samu, como é o trabalho de socorro realizado por ele e também noções básicas de primeiros socorros. Com esses temas, o projeto ensina a se comunicar adequadamente com serviço 192 e a atuar corretamente em uma situação de risco”, afirma a secretária municipal de saúde, Kátia Barbalho.
Esta foi a primeira turma a se formar no projeto. Participaram do “Samuzinho”, crianças com idade escolar, do 1º ao 9º anos. De acordo com Kátia Barbalho, este projeto serve para que as crianças saibam a importância do serviço prestado pelo Samu. “Trata-se de um trabalho de conscientização sobre quando ligar para o órgão e no qual as crianças serão multiplicadoras dessas informações para toda a comunidade”, concluiu.
Crianças receberam certificado e posaram para foto com o Samuzinho (Foto: Divulgação/PMGV)
(Inter TV dos Vales)