Dos 15 indiciados 14 foram condenados por tráfico de drogas. Somente um dos acusados foi absorvido das acusações.
A 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil apresentou na tarde desta sexta-feira (26) um organograma que mostra a participação de cada um dos 14 condenados da “Operação Marco Zero”. A ação da polícia resultou na condenação do grupo a penas que, somadas, chegam há mais de 108 anos de prisão.
Em 2013, policiais civis abordaram na BR-381, próximo a Jaguaraçu, um carro com três ocupantes. Dentro do veículo estavam guardados quase 26 quilos de maconha, divididos em cinco tabletes grandes.
Segundo as investigações, as drogas haviam sido adquiridas em Belo Horizonte e seriam distribuídas em apenas três cidades do Vale do Aço.
14 envolvidos foram condenados por tráfico de drogas (Foto: Kaleo Martins / G1)
Dentre os 15 acusados pelo Ministério Público, apenas uma mulher foi absolvida. O restante do bando que foi condenado pegou penalidade que varia de 4 a 11 anos de prisão.
Jarbas José Lage, considerado um dos chefes da quadrilha, foi condenado por 11 anos de detenção em regime inicialmente fechado. Nabor Batista da Silva e Geane de Faria também foram condenados a 11 anos e 4 meses de reclusão.
Já os condenados Maicon Douglas de Aguiar Rodrigues, Gean Calazans de Souza e José Maria Lage, devem cumprir 9 anos e quatro meses de reclusão. Paulo Roberto Pereira Junior, Sebastiao de Souza Franca e Jakeline Ferraz Gomes Gonçalves foram condenados a 8 anos de reclusão.
Alice Lacerda de Souza foi condenada a 6 anos e 3 meses, Silvanil Alves Rocha e Devanil Alves Rocha foram condenados a 4 anos e dois meses de reclusão. Alexander Miranda Donato e Stanione Julião Franconel, a cinco anos de reclusão. Dos 15 indiciados somente Laeane das Graças Ferreira foi absorvida das acusações.
A sentença condenatória foi proferida no dia 19 de setembro e foi publicada na íntegra no site do TJMG nesta semana. A operação que culminou no desmantelamento do bando, cujo chefe comandava todo o esquema por telefone de dentro da Penitenciária Nelson Hungria e Contagem, ocorreu em junho de 2013.
(Inter TV dos Vales)