O padre Pascifal José do Nascimento, pároco da Paróquia São José de Acesita, representando a comunidade católica de Acesita, protocolou na Prefeitura, o projeto de ampliação e reforma da Igreja de São José de Acesita. A ação aconteceu na segunda-feira, 15, na Praça Cidadã. Participaram do procedimento o prefeito Keisson Drumond, o vice-prefeito Dr. Renato Araújo, os arquitetos responsáveis pelo projeto e fiéis da paróquia.
De acordo com o prefeito Keisson Drumond a reforma da igreja deverá trazer benefícios para os frequentadores do templo e ainda aos moradores de Timóteo.”Parabenizo à paróquia, o padre Pascifal e os arquitetos que criaram esse projeto pioneiro, em função de melhorar o espaço para os fiéis sem deixar de lado a preservação da história de Timóteo. Vamos atuar em parceria para que a execução seja realizada de forma correta”, explica.
O prefeito destacou que o templo pode se tornar também um atrativo turístico para o município. “Depois da reforma, o prédio irá ficar muito bonito e com novas instalações, o que deverá atrair turistas para conhecerem um pouco mais de nossa história e das inovações que estarão presentes”, frisa.
Para o padre Pascifal José do Nascimento o projeto é de grande importância para a comunidade de Timóteo. “Não há como calcular essa importância para a comunidade católica. Concebemos esse projeto com a participação de vários atores sociais da cidade para que atendesse às demandas de todos e que pudéssemos ainda melhorar o prédio físico para atender às pessoas que buscam a Deus na Igreja”.
As obras deverão ficar em cerca de R$ 4 milhões e agora será realizado um plano de arrecadação dos recursos para a execução. Os trabalhos têm previsão de três anos de duração. ”As obras trarão mais segurança, conforto para rezar e cultura para os moradores de Timóteo, com a preservação da história contida na Igreja de São José, que é mais antiga que a própria cidade”, comenta o padre.
PROJETO
(Nova igreja será construída no subsolo da Igreja de São José – Foto: Divulgação)
O projeto é assinado pela 9rauº Arquitetura e Urbanismo Design Construção e é inspirado em um conceito trazido pelo antigo pároco, padre Abdála: o da árvore de raiz invertida. Nele as raízes representam a origem do ser e a copa a evolução do indivíduo, metáfora que pode ser transposta para a solução adotada para o projeto arquitetônico no qual a memória e a história estariam representadas pela igreja (Raiz) e a evolução representada pela ampliação para o subsolo (Copa).
De acordo com Cássio de Lucena, um dos arquitetos envolvidos no projeto, a descoberta da analogia foi relevante para eles. “Foi bastante marcante no desenvolvimento do projeto a descoberta da pré-existência de uma referência explicita ao conceito da árvore invertida no interior da Igreja São José. Em fase avançada de elaboração e já decididos pela utilização do subsolo como caminho para o projeto de ampliação, foi descoberto pela equipe de arquitetos que para a reserva eucarística foi utilizado pelo padre Abdála, uma velha raiz apontada para o céu”, explana.
“O projeto é uma resposta calcada em condicionantes técnicos e em questões simbólicas, místicas e sinais que refletem o Mistério de Deus, do Cristo e da Igreja” acrescenta o arquiteto.
O projeto de ampliação e reforma da Igreja de São José de Acesita está exposto para visitação no hall da Praça Cidadã, na Prefeitura Municipal, à avenida Acesita, nº 3230, bairro São José. A mostra poderá ser vista das 12h às 18h. Depois da Prefeitura, a mostra ficará exposta na Paróquia São José de Acesita. (PMT)