Dicas para a compra de um notebook – Bruno Toledo

1

Hoje em dia ter um notebook é a necessidade de muitas pessoas, afinal, este tipo de equipamento oferece mais comodidade, mobilidade, ocupa pouco espaço físico. Além disso, o mercado conta com notebooks cada vez mais baratos e com configurações para todos os gostos e aplicações, atraindo mais consumidores.

Se antes o problema de comprar um notebook era o preço alto e o fato deles serem inferiores aos desktops, atualmente é pela variedade de opções. São tantos modelos, preços baixos e diversos acessórios, o que pode ser uma dor de cabeça para encontrar o notebook ideal para um consumidor ao fazer a compra de forma consciente.

Preço, tamanho, processador, memória, tela, CD/DVD/Blu-Ray, webcam, leitor de impressão digital, sistema operacional, Conectividade: portas USB, HDMI, Wi-Fi, etc. Ufa, é tanta coisa que você fica até perdido não é?

Para que você encontre o aparelho ideal para suas necessidades esse ponto deve ser bem pensado e definido, caso contrário você poderá gastar mais do que precisa ou na pior das hipóteses comprar um notebook que não atenderá a demanda exigida. Antes de começar a pesquisar, anote as principais tarefas que você irá fazer nesse computador, por exemplo, criar sites, controles financeiros, gravar vídeos, jogar games, ouvir música, etc. Com um objetivo claro, sua busca com certeza ficará mais fácil.

(Dicas para a compra de um notebook – Foto: Ilustrativa)

Então vamos as escolhas:

Para uso doméstico:

Observe as atividades mais executadas como navegar na internet, usar redes sociais (Facebook, Youtube, Twiter, Skype, etc), ler e enviar e-mails, usar planilhas e textos, ouvir músicas, fazer pesquisas/buscas, ver filmes, organizar documentos pessoais, fazer compras online, pagar contas, entre outros. Repare que foram listadas tarefas de cunho simples e que são realizadas pela grande maioria dos usuários domésticos. Para este tipo de uso não precisa de notebooks de última geração e super modernos, pois estaria desperdiçando o seu dinheiro.

Uma configuração com bom custo benefício poderia ser um notebook com:

Memória: de 2Gb a 4Gb modelo DDR3 (modelo atual)
Processador: Dual Core, Core 2 Duo, Core i3
HD: de 250 Gb a 500 Gb interface SATA
Tela: de até 14 polegadas sendo LCD ou LED (gastam menos bateria e mais recomendado)
Bateria: 4 ou 6 células (Na prática, quanto mais células, mais o seu notebook permanecerá ligado longe da tomada)
Sistema Operacional: Windows 7 ou 8 ou então Linux (mais seguro)

A placa de vídeo e a webcam são funções não exigidas, portanto fica a critério do fabricante atribuí-los ou não, mas de um modo geral, quase não existem notebooks no mercado que não venham com essas funções.

Para trabalhar e jogos:

Ao comprar um notebook para trabalhar ou jogar, o usuário deverá observar o desempenho da máquina e é aí que ele fica sempre na dúvida qual a melhor escolha. Se for exigir edições de vídeos, projetos gráficos, CAD, CorelDraw, projetos gráficos, Photoshop, games no notebook e afins, o equipamento precisa ser mais robusto/potente, com processamento rápido e mais memória. Por isso deverá ter um investimento maior para o melhor desenvolvimento e rendimento das suas atividades.

Então vale a pena conversar com amigos que atuam na área de tecnologia ou que tenham experiências com esse tipo de equipamento, e também pesquisar e muito no nosso amigo Google. Pense em tudo que foi dito e o que irá usar no notebook, quais programas vão ser fundamentais rodar, não ter travamento da máquina, pois o barato nesse caso, poderá sair caro e com a dor de cabeça ao fazer a escolha errada.

Então vai mais uma dica:

Memória: mínimo 4Gb modelo DDR3 (modelo atual)
Processador: Core i3, Core i5, Core i7, AMD Athlon X2 Dual Core, dentre outros
HD: mínimo 500 Gb interface SATA. Pode escolher SSD como uma alternativa interessante. Este dispositivo ocupa pouco espaço físico e pesa menos que os HDs, sendo indicado especialmente aos notebooks mais leves e finos. Além disso, são muitos mais ágeis no acesso aos dados
Tela: de 15 polegadas ou superior, com tela LED
Bateria: pelo menos 6 células
Sistema Operacional: Windows 7 ou 8 ou então Linux (pesquise antes sobre ele)

Recursos adicionais

Há algumas características que podem ser encontradas em determinados modelos de notebooks que muitos usuários podem gostar como:

1. Teclado com retroiluminação LED: ilumina as teclas e é recomendado para quem utiliza sempre em ambientes escuros;

2. Tela sensível ao toque/multi-touch/touch screen: útil para executar algumas tarefas em substituição ao mouse. Notebooks com este recurso começaram a aparecer especialmente depois do lançamento do Windows 8;

3. Webcam de alta definição: como as conexões à internet estão cada vez mais rápidas, você pode optar por uma webcam embutida capaz de gerar imagens com resoluções elevadas;

4. 3G ou 4G: alguns notebooks permitem que você insira cartões SIM para redes 3G ou 4G, dispensando modems para este fim.

Estes recursos citados, costumam ser opcionais, portanto, influenciam no preço final do notebook, elevando seu valor. Então veja se vale a pena e se irá usar realmente.

E a marca qual escolher?

Os principais fabricantes de computadores oferecem diversos modelos bastante interessantes de notebooks e bem conhecidos do público em geral. Os principais são: HP, Lenovo, Dell, Toshiba, Asus, Sony, Apple e Acer. As empresas citadas, oferecem notebooks com recursos bastante satisfatórios, mas vale a pena as observações a seguir para ter tranquilidade na hora da escolha.

1. Verifique se a marca que escolher oferece assistência técnica ampla;

2. Se o fabricante fornece suporte por e-mail, chat on-line ou telefone, etc;

3. Pesquise em fóruns, site de atendimento ao consumidor como o reclameaqui se a empresa e o produto são confiáveis, se há muitos problemas, etc;

4. É aconselhável que adquira o produto com pelo menos 1 ano de garantia.

Boa escolha e desfrute bem do seu notebook.

QUEM É BRUNO TOLEDO

Professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, natural de Governador Valadares, cidade localizada no leste de Minas Gerais. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE, Pós Graduação em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras – UFLA e Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Nova Venécia – UNIVEN. Mestrando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC em Belo Horizonte. Atuou com coordenação de curso superior de Informática no Instituto Federal de Minas Gerais. Desenvolve projetos na área de tecnologia envolvendo informática na educação e também computador e sociedade. Amante de futebol e de tecnologia, hoje integra a equipe do Portal ACONTECEU NO VALE, onde trará um pouco de sua experiência na área de tecnologia.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui