Hospital Aroldo Tourinho possui o único banco de leite do Norte de Minas. ‘Cinco gotinhas de leite materno podem salvar uma criança’, diz especialista.
O único Banco de Leite Materno em funcionamento do Norte de Minas e Sul da Bahia, localizado em Montes Claros, realiza até a próxima sexta-feira (8), ações para a Semana Mundial de Aleitamento Materno.
Como parte das atividades, o banco de leite do Hospital Aroldo Tourinho (HAT), realiza campanha de arrecadação de frascos para a coleta de leite. “O processo de esterilização desgasta o recipiente. Além disso, o processo de reenvase do leite materno exige muitos frascos”, comenta a gerente de enfermagem do hospital, Zilar Soares.
O leite que salva
Zilar Soares destaca que o banco consegue pasteurizar 50 litros de leite materno por mês. “É um número razoável, mas não conseguimos atender todas as neonatais. Temos parcerias com alguns hospitais, como a Santa Casa de Montes Claros. Apesar do número razoável, o pouco que conseguimos ofertar para uma prematuro faz toda a diferença”, diz a gerente de enfermagem.
Ela destaca ainda que o leite materno é composto por mais de 300 nutrientes importantes para a saúde do bebê. “O leite humano apresenta uma particularidade da biodisponibilidade. Ele é muito bem aproveitado pelo organismo da criança. Por exemplo, o leite materno evita complicações intestinais” relata.
“Cinco gotinhas do leite materno podem salvar uma criança. Amamentar é o maior ato de amor”, completa Zilar Soares.
Serviço
Interessados na doação de leite materno e frascos para coleta podem procurar o Hospital Aroldo Tourinho ou ligar no telefone (38) 2101-4062. (G1)