Obra assinada por Oscar Niemeyer em Caratinga passa por revitalização

0

Um tradicional coreto localizado no centro da cidade de Caratinga, no Vale do Rio Doce, assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, passa por obras de revitalização. O monumento receberá, durante o dia, exposições de arte e projeções de cinema no subsolo. No período noturno, ele ficará fechado.

Para o presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural da cidade, João Paulo Bramusse, o projeto irá “salvar” o coreto. Segundo ele, a praça Cesário Alvim, onde a obra foi construída, é hoje um ponto de prostituição e de uso de drogas. “Durante a noite, o subsolo do coreto é feito de banheiro público”, relatou.

Coreto será revitalizado – Foto: Prefeitura de Caratinga

No novo projeto, os vãos serão fechados com vidros sanfonados, que poderão ser abertos, e o interior será uma espécie de galeria de arte, em que os artistas locais serão privilegiados.

No subsolo será instalada uma sala de projeção, que receberá visitas guiadas de escolas durante a semana e será aberta ao público aos sábados e aos domingos. De acordo com Bramusse, ainda não há definição de quais obras serão exibidas nos dois espaços, que serão climatizados com ar-condicionado.

Histórico

O coreto foi construído na década de 80. A execução do projeto de Niemeyer não foi acompanhada pelo arquiteto, e a precariedade da mão de obra na ocasião, segundo Bramusse, resultou em um trabalho posteriormente renegado pelo artista. Mesmo assim, a obra foi tombada pelo patrimônio municipal no começo da década de 2000.

Projeto

A revitalização do coreto custará cerca de R$ 100 mil. As intervenções começaram no início deste mês, e a previsão é que elas sejam concluídas em setembro deste ano.

(O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui