Montes Claros completa 157 anos com quase 400 mil habitantes

0

Montes Claros comemora 157 anos na quinta-feira (3). A maior cidade do Norte de Minas Gerais tem população estimada de 400 mil habitantes e ocupa uma área de mais 3,5 mil quilômetros quadrados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE).

Mas nem sempre a “Princesinha do Norte”, como é carinhosamente chamada, teve dados tão grandiosos. Criada a partir de uma fazenda próxima ao Rio Verde Grande, do então proprietário Antônio Gonçalves Figueira, foi elevada a condição de vila em 1831, e passou a ser chamada de “Vila de Montes Claros de Formigas”.

Já em 1857, o local possuía mais de dois mil habitantes e o nome não agradava os formiguenses. De acordo com o IBGE, no dia 03 de julho de 1857, “a vila passou a ser cidade de Montes Claros” e a população passou a ser montes-clarense.

Por meio de Decretos e Leis estaduais foram surgindo os distritos. Dados do IBGE mostram que o município é constituído, atualmente, por 10 distritos.

Montes Claros passou a receber investimentos que alavancaram o interesse de novos moradores. Com isso, aumentaram também os problemas. Para o professor da Universidade Estadual de Montes Claros, Laurindo Mékie Pereira, a velocidade de crescimento do município é maior que a reposta do poder público.

“A cidade parece não ter um plano que oriente este crescimento. Quando você vê que um problema em um local foi amenizado, já aparece um bairro novo, sem transporte, não pavimentado”.

Outro fator que impulsiona o interesse da região, de acordo com o professor, é o número de serviços de saúde e educação que a cidade possui. “Montes Claros tem determinados serviços que as outras cidades não têm. Então, aglomera tudo aqui e a cidade não está preparada para isso”.

Laurindo Mékie lembra ainda que para a cidade continuar crescendo, mas de forma controlada, é necessário o crescimento de toda região. “Desde a década de 70 há uma concentração de investimento em Montes Claros. Isso atrai todas as cidades. Para desafogar é preciso que invistam também em cidades como Pirapora e Bocaiuva”, completa.

(Foto: Fábio Marçal / Informações: G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui