Inauguração de centro de qualidade vai aumentar o suporte para produção de frutas no Jaíba

0

Projeto inclui reforço à defesa sanitária vegetal e meios para garantir a competitividade dos produtores. A unidade vai ser aberta em Mocambinho, Norte de Minas

Os produtores do Projeto Jaíba localizados em Mocambinho, na região Norte de Minas, agora podem contar com o suporte do Centro de Qualidade em Fruticultura, desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A unidade será inaugurada nesta quinta-feira (26/6), às 10h30, com a participação do secretário André Merlo.

De acordo com o secretário, a nova unidade vai garantir atenção especial aos produtores do Projeto Jaíba naquela área, bem como a cinco mil famílias de agricultores familiares. “Trata-se do atendimento a uma necessidade antiga de Mocambinho e região, pois até agora havia apenas o escritório do IMA em Jaíba, que continuará atendendo os produtores do projeto naquele município e em Matias Cardoso”, ressalta Merlo.

O diretor-técnico do IMA, Thales Almeida Pereira Fernandes, explica que o novo Centro de Qualidade em Fruticultura vai trabalhar diretamente com a defesa sanitária vegetal, que inclui o controle de pragas quarentenárias, principalmente para atender as exigências de exportação.

As pragas quarentenárias são relacionadas às plantas ou animais, presentes em outros países ou regiões, que mesmo sob controle permanente constituem ameaça à economia agrícola dos importadores dos produtos. Neste caso, segundo Fernandes, tem destaque a atenção para a produção de mamão, manga, frutas cítricas e bananas. Os trabalhos se destinarão ao controle de pragas e doenças como o cancro cítrico, greening e sigatoka negra, entre outros.

Ele acrescenta que o escritório responderá também pelo controle do uso e comércio de agrotóxicos na região. Seu trabalho ainda inclui o monitoramento da produção, visando à certificação pelo próprio IMA. O escritório atenderá também à sanidade animal e fará a emissão de documentos sanitários. Para desenvolver os trabalhos a unidade contará com dois técnicos em agropecuária, um engenheiro agrônomo e um funcionário administrativo.

Mais competitividade

Também vão ser inauguradas as instalações da Central de Associações dos Produtores Rurais do Projeto Jaíba (Centraljai), em Mocambinho, com o início de funcionamento dos equipamentos adquiridos com doação da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) – órgão do governo japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA).

Por meio da parceria entre o Governo de Minas Gerais, Jica, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Centraljai e Codevasf, o Projeto de Desenvolvimento de Capacidades na Pós-colheita e Práticas de Marketing na Região do Jaíba deverá aumentar a competitividade dos pequenos e médios produtores da região. Haverá atenção especial aos processos de produção de frutas e classificação das frutas, principalmente manga e mamão.

Um sistema de informação de mercado possibilita aos produtores locais conhecer os preços dos produtos comercializados na CeasaMinas e Central Ceagesp, bem como a capacitação para planejamento de marketing. O projeto alcança também a melhoria nos cuidados com o pós-colheita e a utilização de equipamentos para a padronização das frutas. Além da melhoria da estrutura de armazenagem (câmaras frias e túnel de resfriamento).

O secretário da Agricultura ressalta que “a nova estrutura deve auxiliar os produtores na valorização dos produtos. Assim o mercado pagará um preço diferenciado pelas frutas beneficiadas”. Ele ainda diz que “o Governo de Minas, por intermédio da parceria, procura eliminar os gargalos na comercialização da produção do Jaíba e, com isso, possibilitar o aumento da receita dos agricultores da região mediante o atendimento à crescente demanda por alimentos de qualidade”.

Além do secretário André Merlo e do diretor-geral do IMA, Altino Neto, participarão das solenidades em Mocambinho o secretário adjunto da Agricultura, Paulo Afonso Romano, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Antônio Eduardo Macedo, o presidente da Ruralminas, Luiz Afonso Vaz de Oliveira, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), José Ricardo Ramos Roseno, e o gerente de Recursos Humanos da Emater–MG, Roberval Juares de Andrade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui