Pirapora inicia obras para captação de água no Rio São Francisco

0

A falta de chuvas no Norte de Minas Gerais tem gerado sérias mudanças na região. Dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) revelam que 23% do Rio São Francisco está em condições ruins e bem abaixo da capacidade normal.

A Usina de Três Marias, por exemplo, tem a possibilidade de inundar uma área de 1.142 quilômetros e, atualmente, apenas 15 % desta área é utilizada. Por causa disso, a Usina baixou a vazão de 400 metros cúbicos por segundo para 250.

Isso reflete diretamente no abastecimento de água no município de Pirapora. Desde o mês de março a cidade encontra problemas para captar água no São Francisco. “A captação de água em Pirapora é feita, até então, por gravidade e por isso é necessária uma vazão de no mínimo 250 metros cúbicos por segundo no rio”, explica o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município, Esmeraldo Pereira Santos.

A possibilidade da vazão baixar para 150 metros por segundo, aumenta a preocupação. Com isso, um trabalho de urgência, no valor de R$ 600 mil, foi implantado para instalação de uma bomba flutuante em um ponto mais fundo no rio.

As obras foram iniciadas na avenida Beira Mar e próximo às margens do Rio. De acordo com o prefeito Léo Silveira, os valores da conta de água não serão reajustados.“ “Buscamos esses investimentos para garantir o abastecimento de água em Pirapora e, em consequência, tranquilizar a população”, afirma.

Uma bomba será instalada a 600 metros de profundidade. (Foto: Divulgação/SAAE)

(Inter TV Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui