Januária recebe investimentos de R$ 15 milhões para captação e tratamento de água

0

Em parceria com a Copasa, programa do Ministério da Integração Nacional chega ao Norte de Minas para garantir a oferta sustentável do recurso hídrico

A cidade de Januária, no Norte de Minas, já conta com mais um avanço na área de saneamento. Está em implantação no município o Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (Proágua), uma parceria entre Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Ministério de Integração Nacional (MI) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

O sistema de abastecimento de água de Januária – Foto: Divulgação Copasa

O objetivo do programa é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Dessa forma, direciona ações para ampliar a oferta de água de boa qualidade, construindo sistemas de abastecimento e módulos sanitários em Januária, Janaúba, Mato Verde e Rio Pardo de Minas, situadas no Norte do Estado. Em Januária, estão sendo investidos cerca de R$ 15 milhões, beneficiando 17 comunidades, como Ilha, Jatobá, Lapão, entre outras. Os recursos são provenientes do MI e do Governo de Minas.

As obras em andamento nas localidades do município de Januária visam à captação de água por meio de poços tubulares profundos ou em pequenos barramentos, conforme a disponibilidade hídrica do local. Em implantação, também, na sede do município, adutoras de água bruta (DN 400, extensão de 3.000 metros), estações elevatórias e de tratamento, além de redes de distribuição de água tratada e ligações prediais. Além disso, foram instalados 345 módulos sanitários em todo o município. A previsão é que o sistema esteja concluído no final de junho de 2014.

O gerente da Divisão de Saneamento Rural (DVSR), área responsável pelo gerenciamento do Proágua na Copasa, José Maurício Resende, destaca os pontos fortes de atuação da companhia, pelo programa, em Januária. “Atuamos junto ao público alvo com ações de mobilização comunitária, educação sanitária e ambiental para uso racional da água”, explica.

O gerente ressalta, ainda, o sistema contínuo de fiscalização das obras por técnicos das instituições envolvidas (Copasa, MI e Igam) e o alcance do objeto do convênio, levando água tratada para aproximadamente 65 mil famílias, em final de Plano (2037).

Treinamento em Januária

Em abril deste ano, a Copasa ministrou, em Januária, o curso Noções de Operação de Sistema de Abastecimento de Água, integrando as atividades de lançamento do Proágua na cidade. A iniciativa da DVSR contou com o apoio da Divisão de Desenvolvimento Profissional e Educação Corporativa (DVED) e do Distrito Médio São Francisco (DTMF). “O treinamento foi planejado com o intuito de contribuir para a operação dos sistemas de abastecimento de água de Januária, no âmbito das ações do Proágua”, esclarece a analista de Programas Comunitários, Tereza Bernardes.

O treinamento foi ministrado por empregados do DTMF. Foram ministradas palestras com conceitos e práticas da operação do sistema de abastecimento na cidade. Os participantes também passaram por uma dinâmica de integração do grupo. A atividade permitiu compartilhar as responsabilidades dos agentes em ações programadas para o bom funcionamento dos sistemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui