Policiais da Tropa de Choque e do Gate foram chamados para conter um princípio de rebelião no presídio regional de Montes Claros (MG), na manhã desta quarta-feira (4). Informações não oficiais dão conta de que a rebelião está acontecendo em pelo menos três pavilhões do presídio.
De acordo com familiares dos detentos, que estão na porta do complexo penitenciário, a rebelião estava planejada há algum tempo. Os presos reclamam de constrangimento durante as visitas íntimas e alegam que ficam sem água para tomar banho, e que a comida muitas vezes vem crua.
Algumas pessoas que foram até o presídio nesta quarta, para fazer cadastramento de visita ou levar algum documento, foram informados que o atendimento só vai funcionar amanhã.
Nota da Subsecretaria de Administração Prisional
De acordo com nota divulgada pela Subsecretaria de Administração Prisional, agentes penitenciários controlaram um princípio de tumulto iniciado a partir de um procedimento de busca nas celas.
Ainda segundo a nota, os presos resistiram à entrada dos agentes e colocaram fogo em pedaços de colchões, mas a situação foi prontamente contida pelos agentes penitenciários, com o apoio do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do Sistema Prisional e Polícia Militar.
Ainda segundo a direção do presídio, não houve feridos e vai ser instaurado um Procedimento Interno para apurar as circunstâncias do ocorrido.
Policia é chamada para conter rebelião no presídio de Montes Claros (Foto: Michelly Oda / G1)
(Fonte: Inter TV Grande Minas)