Não caiam no conto do vigário

0

Em outubro a população brasileira mais uma vez irá às urnas para escolher novos ou reeleger ocupantes dos cargos de deputado estadual, governador, senador, deputado federal e presidente. Pela primeira vez após o período militar, aparentemente os eleitores estão menos alienados, estão questionando mais as ações e atitudes dos candidatos. Prova disso é que no ano 2013 milhares de brasileiros saíram às ruas para manifestarem suas insatisfações perante a administração de governadores, prefeitos e até mesmo da presidência da república.

No entanto, nenhum protesto é tão importante quanto ao protesto nas urnas. Você amigo eleitor, tem o poder de decidir quem vai administrar a sua cidade, seu estado e seu país. Você tem o poder de colocar lá quem você quiser. Mas para isso, antes de votar, pense bem no seu país, vote em candidatos que realmente estejam aptos e que vão trabalhar em benefício da nação. O seu voto é uma arma muito importante e deve ser utilizado para um bem comum e não somente em benefício a você.

(Imagem: Reprodução Google)

Você já parou para pensar sobre o período pré-eleição? Você já percebeu como os candidatos saem de todos os buracos, parecem “pragas”. Nesta época aparecem promessas de todos os lados. Prometem pavimentação de rodovias, construção de escolas, de hospitais, melhorias na saúde, melhorias na educação, etc. Prometem tudo que podem e não podem com o único objetivo de conquistar o seu voto e ganharem o poder de na teoria te representar por mais quatro anos. No entanto após a eleição, todos somem, permanecem hibernados e fazendo “merdas” com o poder que você eleitor delegou a eles.

Você já percebeu que nessa época aparecem emendas parlamentares de todos os lados? Aparecem assinaturas de contratos para realização de obras? Parece que o Brasil se transforma em outro país? E porque isso não foi feito durante os quatro anos que estiveram no poder? Porque isso aparece somente no período pré-eleição? Simples, isso é uma forma de te enganar, uma forma de mostrar para você que estão trabalhando, no entanto a maioria dessas promessas que são feitas no período de disputa eleitoral, provavelmente não serão cumpridas. Se você acreditar nessas promessas e creditar o seu voto a esse candidato, provavelmente o mesmo irá retornar a sua cidade para prometer a mesma coisa no próximo pleito eleitoral.

O mais comum neste período são as promessas de melhorias na saúde, educação e infraestrutura urbana. Mas porque aplicar essas melhorias só agora? Porque não fizeram isso durante o mandato que exerceram? Vou citar o exemplo da cidade onde vive meus pais, no Vale do Jequitinhonha. Somente em 2014, o município foi contemplado com diversas emendas de deputados estaduais e federais para construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), milhões para pavimentação de ruas, quase cinco milhões para construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), entre outras várias promessas. Porque isso só apareceu agora? Eu te pergunto, essas obras serão iniciadas antes de outubro? Serão concluídas antes de outubro? Provavelmente não. Porque isso não aparece no primeiro ano de mandato, no segundo ano ou no terceiro? Sempre as promessas chegam durante o quarto mandato, no ano que vão participarem de mais um pleito eleitoral. Tenho certeza absoluta que nas eleições anteriores, muitas dessas promessas, foram feitas e não foram atendidas após a eleição.

Outro tipo de ação comum na época da campanha eleitoral são os chamados “favorzinhos” ou “pequenos benefícios”. Essa é uma forma de ganhar principalmente o voto dos eleitores que tem menos acesso a informação, geralmente pessoas com pouco grau de escolaridade e desfavorecidos de poder econômico. Nesta época é comum candidatos liberarem “verba” para seus cabos eleitorais pagarem contas de energia elétrica, contas de água, comprar uma certa quantidade de cimento, de tijolos, construir um curral, comprar um medicamento, uma cesta básica, entre vários outros. Isso é típico de candidatos que não estão nem aí com você. Após a eleição, caso forem eleitos, simplesmente você não terá oportunidade de falar com esse cidadão durante os próximos quatro anos. Sabe por quê? Porque ele comprou o seu voto, comprou o seu direito de cidadão, comprou o seu direito de cobrar melhorias em sua comunidade, em seu bairro ou cidade.

Portanto meu caro amigo eleitor, não caia no “conto do vigário”, não se deixe enganar por mais quatro anos, não venda seu voto, não o troque por nenhum benefício individual. Utilize sua consciência na hora de votar e ajude a escolher pessoas que realmente irão trabalhar para que você, sua família, sua cidade, seu estado e seu país tenham um futuro melhor. Se por acaso você for abordado por um candidato oferecendo algum benefício em troca do seu voto, não hesite em denunciar, isso é crime e lugar de bandido e vagabundo é na cadeia e não te representando no governo estadual ou federal.

Quem é Vicente Alves?



Vicente Alves é natural de Capelinha/MG, bacharelando em Sistemas de Informação e atualmente vive no Canadá, onde faz intercâmbio em língua francesa e estuda Tecnologia da Informação em uma das maiores instituições de ensino do país.

No Portal Aconteceu no Vale, Vicente Alves irá publicar semanalmente artigos sobre acontecimentos relevantes em Minas Gerais, no Brasil e no Mundo.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário no formulário abaixo, sua opinião é muito importante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui