Dom Félix toma posse como novo Bispo da Diocese de Governador Valadares

0

A posse do quarto bispo da Diocese de Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, realizada neste domingo, 18 de maio, ficou marcada pelas palavras fraternas e acolhedoras de Dom Félix.

“Não me considerem um administrador de ordem – não busquem em mim as maravilhas da técnica e da profundeza científica – quero ser pra vocês pai que educa e corrige, pastor que cuida e conduz e amigo capaz de celebrar e sofrer junto”, ressalta.

O novo Bispo de Valadares demonstrou estar aberto a todo o povo e atento às atualidades dentro da Igreja: “Quero estar bem estruturado na tradição da Igreja, bem aberto aos sinais dos tempos. Quero ser homem de uma palavra só, sim ou não”, completa.

A celebração contou com a presença de um grande número de religiosos, membros de comunidades, autoridades políticas e civis, bispos arquidiocesanos, diocesanos e eméritos, dentre eles destacamos: Dom Geraldo Lyrio – Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom José Francisco Resende – Arcebispo Niterói, Dom José Alberto Taveira – Arcebispo de Montes Claros, Dom Aloísio Vitral – Bispo Diocesano de Teófilo Otoni, Dom Marco Aurélio – Bispo Diocesano de Itabira – Coronel Fabriciano, Dom Odilon Guimarães – Bispo Emérito de Itabira/Coronel Fabriciano e Dom Werner – Bispo Emérito de Governador Valadares.

Dom Félix agradeceu a todos os presentes e deixou claro seu amor pelos mais necessitados: “Quero amar a todos sem distinção – e se houver preferência que ela seja para os pobres, enfermos, humildes, simples, abandonados, a exemplo de Jesus. Com isso, não devo me isolar à cúria diocesana. Quero que o povo tenha livre acesso a mim, sem barreiras e pré–conceitos!”, conclui.

(Foto: Assessoria de Comunicação da Diocese de Valadares)

Tragetória de Dom Félix

Dom Antônio Carlos Félix nasceu Caldas no dia 5 de dezembro de 1957. Frequentou o curso de Filosofia no Seminário maior em Pouso Alegre e Teologia no Instituto Teológico “Sagrado Coração de Jesus”, em Taubaté. A especialização em Teologia Dogmática foi realizada na Pontifícia Faculdade de Teologia “Nossa Senhora da Assunção”, em São Paulo.

Foi vigário paroquial da paróquia São Francisco de Paula, em Ouro Fino e da paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Crisólia. Também foi professor, promotor vocacional, diretor dos estudos e reitor do seminário arquidiocesano de Pouso Alegre (1988-1999). Foi pároco da paróquia “São Cristóvão”, em Pouso Alegre e professor, diretor espiritual e de teses teológicas no Instituto Teológico Interdiocesano “São José” (2000-2003).

Em 5 de fevereiro de 2003, foi nomeado bispo de Luz, recebendo a consagração episcopal em 4 de maio por Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, arcebispo de Pouso Alegre, tendo como consagrantes Dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo de Belo Horizonte e Dom João Bosco Oliver de Faria, bispo de Pato de Minas.

Em 6 de março de 2014, foi transferido para a Sé de Governador Valadares.

(Foto: Assessoria de Comunicação da Diocese de Valadares)

(Foto: Assessoria de Comunicação da Diocese de Valadares)

(Foto: Assessoria de Comunicação da Diocese de Valadares)

Veja toda cobertura fotográfica e outros detalhes da missa de posse canônica de Dom Félix na Página da diocese de Valadares no Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui