A posse do quarto bispo da Diocese de Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, realizada neste domingo, 18 de maio, ficou marcada pelas palavras fraternas e acolhedoras de Dom Félix.
“Não me considerem um administrador de ordem – não busquem em mim as maravilhas da técnica e da profundeza científica – quero ser pra vocês pai que educa e corrige, pastor que cuida e conduz e amigo capaz de celebrar e sofrer junto”, ressalta.
O novo Bispo de Valadares demonstrou estar aberto a todo o povo e atento às atualidades dentro da Igreja: “Quero estar bem estruturado na tradição da Igreja, bem aberto aos sinais dos tempos. Quero ser homem de uma palavra só, sim ou não”, completa.
A celebração contou com a presença de um grande número de religiosos, membros de comunidades, autoridades políticas e civis, bispos arquidiocesanos, diocesanos e eméritos, dentre eles destacamos: Dom Geraldo Lyrio – Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom José Francisco Resende – Arcebispo Niterói, Dom José Alberto Taveira – Arcebispo de Montes Claros, Dom Aloísio Vitral – Bispo Diocesano de Teófilo Otoni, Dom Marco Aurélio – Bispo Diocesano de Itabira – Coronel Fabriciano, Dom Odilon Guimarães – Bispo Emérito de Itabira/Coronel Fabriciano e Dom Werner – Bispo Emérito de Governador Valadares.
Dom Félix agradeceu a todos os presentes e deixou claro seu amor pelos mais necessitados: “Quero amar a todos sem distinção – e se houver preferência que ela seja para os pobres, enfermos, humildes, simples, abandonados, a exemplo de Jesus. Com isso, não devo me isolar à cúria diocesana. Quero que o povo tenha livre acesso a mim, sem barreiras e pré–conceitos!”, conclui.
(Foto: Assessoria de Comunicação da Diocese de Valadares)
Tragetória de Dom Félix
Dom Antônio Carlos Félix nasceu Caldas no dia 5 de dezembro de 1957. Frequentou o curso de Filosofia no Seminário maior em Pouso Alegre e Teologia no Instituto Teológico “Sagrado Coração de Jesus”, em Taubaté. A especialização em Teologia Dogmática foi realizada na Pontifícia Faculdade de Teologia “Nossa Senhora da Assunção”, em São Paulo.
Foi vigário paroquial da paróquia São Francisco de Paula, em Ouro Fino e da paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Crisólia. Também foi professor, promotor vocacional, diretor dos estudos e reitor do seminário arquidiocesano de Pouso Alegre (1988-1999). Foi pároco da paróquia “São Cristóvão”, em Pouso Alegre e professor, diretor espiritual e de teses teológicas no Instituto Teológico Interdiocesano “São José” (2000-2003).
Em 5 de fevereiro de 2003, foi nomeado bispo de Luz, recebendo a consagração episcopal em 4 de maio por Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, arcebispo de Pouso Alegre, tendo como consagrantes Dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo de Belo Horizonte e Dom João Bosco Oliver de Faria, bispo de Pato de Minas.
Em 6 de março de 2014, foi transferido para a Sé de Governador Valadares.
(Foto: Assessoria de Comunicação da Diocese de Valadares)
(Foto: Assessoria de Comunicação da Diocese de Valadares)
(Foto: Assessoria de Comunicação da Diocese de Valadares)
Veja toda cobertura fotográfica e outros detalhes da missa de posse canônica de Dom Félix na Página da diocese de Valadares no Facebook.