Servas e Prefeitura de Montes Claros renovam parceria do Programa VitaVida

0

Espaço onde funciona a fábrica do VitaVida foi cedido pela prefeitura sem ônus para o Servas por mais 10 anos

Durante a visita da presidente do Servas, Célia Pinto Coelho, a Montes Claros, foi assinado o termo aditivo para cessão do espaço aonde funciona a fábrica do VitaVida no município. A Prefeitura cedeu o local, sem ônus para o Servas, por mais 10 anos. A assinatura foi na creche Amiguinhos de Jesus, que atende cerca de 350 crianças, e que recebe doações do VitaVida. A diretora da Escola, Mery França, disse que “a banana-passa enriquece e contribui para complementação nutricional das nossas crianças”.

Após a assinatura, a presidente do Servas, Célia Pinto Coelho, visitou a fábrica em Montes Claros – Foto: Divulgação/Servas

Um dos principais doadores de bananas para a fábrica do VitaVida em Montes Claros, Dirceu Colares, que colabora com o programa há mais de oito anos, anunciou que irá aumentar as doações. “Contribuir com o VitaVida é uma questão de sustentabilidade, evito o desperdício e ainda contribuo para uma ação social importante, é um orgulho para mim e meus funcionários”.

O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, destacou que a cessão do espaço é uma pequena parte do que a administração municipal pode fazer para contribuir com o programa, “queremos e estamos dispostos a colaborar com o que for necessário para a realização de programa tão importante para Minas e, principalmente, para nossa região”, afirmou o prefeito.

Após a assinatura, a presidente do Servas, visitou a fábrica em Montes Claros e anunciou a ampliação da unidade nos próximos meses, com aumento de até 60% na produção da banana-passa. “É um orgulho voltar a esta região com uma missão tão nobre, de estar à frente do Servas e, com um programa fundamental como o VitaVida, que visa contribuir no combate a fome e ao desperdício”.

Programa VitaVida

O VitaVida processa e distribui produtos alimentícios de caráter complementar, produzidos a partir de excedentes de legumes e frutas doados por produtores agrícolas e comerciantes. Processados sob rígidos padrões de engenharia de alimentos e de nutrição, desde a matéria-prima até o transporte, os produtos finais – mix de legumes desidratados, vegetais desidratados isoladamente e banana-passa – podem ser usados em massas, purês, pastas e base para pães e bolos, entre outras possibilidades.

Os produtos são distribuídos para cerca de 750 entidades como creches, instituições de longa permanência para idosos, centros de recuperação de dependentes químicos, casas-lares, unidades da Santa Casa e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). São oferecidos pelo programa cursos de capacitação para os profissionais das centenas de entidades atendidas, que recebem orientação sobre o preparo do produto e cartilhas de receitas testadas e aprovadas em cozinha experimental do programa, permitindo diversificar a elaboração das refeições.

O VitaVida distribuiu, desde 2003, cerca de 20 milhões de refeições e 900 mil porções de banana passa para centenas de entidades de assistência social – entre centros de educação infantil, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), centros de recuperação de dependentes químicos, casas-lares, unidades da Santa Casa e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, em todas as regiões de Minas. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui