Pelo menos mil estudantes de 11 escolas de Araçuaí e uma de Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, visitaram o Parque da Ciência da UFVJM, aberto ao público desde a segunda-feira (5) no Ginásio Poliesportivo de Araçuaí.
Durante a visita, os alunos puderam explorar, experimentar e descobrir os segredos por trás de coisas que acontecem todos os dias à nossa volta. “É uma abordagem alternativa para o ensino da ciência como a física, a química, a matemática e a biologia”, explicou Delmo Gonçalves, aluno do 6º ano de Ciência e Tecnologia da UFVJM e um dos quatro monitores do parque.
Alunos da rede pública se divertiram com os experimentos e objetos fabricados pelos alunos da UFVJM – Foto: Gazeta de Araçuaí
O objetivo do Parque, entre outras coisas, é levar à população e principalmente aos estudantes, um instrumento de divulgação e estímulo à descoberta científica, além de integrar a juventude ao trabalho feito pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
“As atividades que vem sendo desenvolvidas pelo Parque da Ciência contribui de forma significativa para a formação do conhecimento cientifico dos estudantes. O ambiente extra sala propicia o contato com os experimentos que são vistos de forma abstrata em sala de aula”, disseram os monitores da UFVJM.
Os estudantes da Escola Frei Rogato, Carlos Miguel, 16, Larissa Coelho, 17, Sandro Jardim, 17 e Higor Ferreira Fonseca de 16 anos, estavam entre os alunos que se entusiasmaram com o parque. “Aprimoramos o que aprendemos na escola e nos deu uma dimensão maior sobre a ciência”, afirmaram os jovens. “Aprendemos que o chuveiro e o ferro elétrico estão entre os eletrodomésticos que mais consomem energia”, completou o grupo.
Quem mais se divertiu com a experiência foram às crianças. “Se pudesse a gente ficaria aqui o dia inteiro”, disse um grupo de 11 alunos de 6 a 12 anos assistidos pelo CRAS- Centro de Referência da Assistência Social- do bairro Canoeiro.
O Parque da Ciência tem o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e Fundação de Amparo à Pesquisa. A exposição em Araçuaí contou com a articulação do Polo de Inovação de Araçuaí, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. (Gazeta de Araçuaí)