Detentos de Montes Claros cultivam plantas medicinais para manipulação de medicamentos

0

Depois de colhidas, plantas vão ser encaminhadas para laboratórios de manipulação, onde serão produzidos os medicamentos a serem usados na própria unidade prisional

Aulas de treinamento dos detentos são lecionadas por professor e alunos da UFMG – campus Montes Claros – Foto: Divulgação/Seds

Detentos do Presídio Regional de Montes Claros, no Norte do Estado, estão cultivando plantas e hortaliças medicinais que serão usadas na produção de medicamentos fitoterápicos por universidades da região. Eles estão recebendo treinamento por meio de um curso do Projeto Reviver Farmácia, que vai até junho.

São 22 espécies cultivadas por 15 detentos. Depois de colhidas, as plantas produzidas no Presídio Regional de Montes Claros serão encaminhadas para os laboratórios de manipulação da Faculdade Integrada Pitágoras de Montes Claros e Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), onde serão preparadas para extração do princípio ativo e manipulação. Finalizada a etapa de produção dos medicamentos, eles serão encaminhados para serem usados na própria unidade, incentivando, assim, o uso de novas opções terapêuticas para tratamentos de saúde.

As aulas de treinamento dos detentos estão sendo lecionadas pelo professor da UFMG -campus Montes Claros, Ernane Ronie Martins e três alunos da instituição. As aulas acontecem uma vez por semana, todas as sextas-feiras, e terão duração de aproximadamente dois meses e meio.

Para os detentos da unidade, essa é uma grande oportunidade de se aprender uma nova profissão e, ao mesmo tempo, melhorarem a sua própria saúde. De acordo com o preso Nestor Martins “o projeto vai trazer muitas oportunidades, como contribuir para o nosso conhecimento e nossa profissionalização, além de nos oferecer novos tratamentos de saúde.”.

Reviver Farmácia

A farmacêutica da unidade, Erika Felício, criou o Projeto Reviver Farmácia – Medicamentos Fitoterápicos: Promovendo Ressocialização, Vida e Saúde em agosto do ano passado. O projeto também conta com a colaboração do enfermeiro coordenador de saúde, Carlos Eduardo Prates, e da diretora de Atendimento e Ressocialização, Camila Marques Rocha.

De acordo com os criadores do projeto, a intenção é incrementar os medicamentos fitoterápicos aos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O Projeto Reviver Farmácia, por meio da inserção de medicamentos fitoterápicos na Atenção em Saúde Penitenciária, se propõe a otimizar e humanizar o acesso ao cuidado em saúde das pessoas privadas de liberdade, contribuindo ainda para os processos de ressocialização e reinserção social” afirma o coordenador de saúde penitenciária, Carlos Eduardo Prates Fonseca.

A unidade possui atualmente cinco canteiros para as plantações e pretende criar mais outros 15 para manter frequente a produção. Já foi colhida a matéria prima para o xarope de guaco, com uma previsão de produção inicial de 150 unidades.

Após as expansões dos canteiros, o projeto irá dar oportunidade a outros detentos para participarem da ação. Como forma de promover a ressocialização, eles têm direito a remição de pena. Segundo a Lei de Execuções Penais, a cada três dias de trabalho, um é diminuído2 da sentença a ser cumprida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui