Uma ponte construída há cerca de dez anos para desafogar o trânsito entre a cidade histórica de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, e a BR-367, caminho que leva o norte de Minas à Porto Seguro (BA), está fechada e ninguém sabe o motivo.
A estrutura, que custou cerca de R$ 2 milhões aos cofres públicos tem 200 metros de comprimento e quase 30 de altura, mas está, literalmente, jogada para o mato.
A 20 km da ponte, fica a barragem de Santa Lúcia, que não está funcionando. Caso estivesse, a água teria coberto a parte de baixo da estrutura, deixando apenas cerca de 3 m sem água.
O ponte foi construída pelo governo Estadual, na época que a rodovia era administrada pelo Estado, mas foi repassada ao Dnit após a federalização da via.
Enquanto isso, motoristas precisam atravessar três pontes de madeira entre Minas Novas e Chapada do Norte, sendo que lá estão madeiras soltas, pregos e buracos. Na BR, a situação não é melhor, já que 30 km da rodovia ainda não foram pavimentados.
O advogado José Coelho Júnior diz que vai mover um processo contra a União na tentativa de solucionar o problema. — Quem tem direito não pede, exige. Nós vamos exigir de acordo com a lei. (R7 / Foto: Reprodução Google)