Uma forma inovadora de democratização do cinema. Esta é a proposta do projeto Cine Praça Brasil, que chega à cidade de Belo Oriente(MG). A mostra consiste numa ação diferenciada de pensar o cinema, reunindo boas histórias e a comunidade em um mesmo ambiente.
Na noite de ontem (26), a Praça Severo Lourenço da Costa, em frente ao INSS foi palco da estreia do projeto na cidade, com a exibição do filme “Pequenas histórias”. A mostra se estende até o dia 11 de abril, com a exibição do filme “Central do Brasil”, na praça dos Correios, em Cachoeira Escura.
Ao todo serão 10 obras nacionais apresentadas gratuitamente em uma grande tela nas praças dos quatro principais bairros da cidade, como explica o produtor do Cine Praça Brasil, Éderson Caldas.
Além da mostra cinematográfica, o projeto irá possibilitar aos alunos das escolas públicas da cidade a oportunidade de conhecer de perto um pouco mais do universo do cinema. Ao todo 20 alunos, com representantes de todos os distritos participarão da oficina “Direção para Iniciantes”.
A proposta é incentivar o processo de criação dos alunos, com aulas expositivas teóricas sobre os conceitos básicos da linguagem do cinema e também aulas práticas.
Confira a programação
27 DE MARÇO – 20h
*CASTELO RÁ–TI M–BUM
Praça da Igreja Católica – São Sebastião de Braúnas
28 DE MARÇO – 20h
*SANEAMENTO BÁSICO
Praça São Sebastião – Cachoeira Escura
29 DE MARÇO – 20h
*5X FAVELA “AGORA POR NÓS MESMOS”.
Praça dos Correios
11 DE ABRIL – 20h
*CENTRAL DO BRASIL
Praça dos Correios
(Foto: Ana Paula Vasconcelos )