Mais de 2 mil pessoas prestigiam espetáculo “Os Gigantes da Montanha” em Araçuaí

0

Sob as bênçãos de uma lua cheia, mais de 2 mil pessoas assistiram na noite de quarta-feira (19), no largo do Mercado em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, o espetáculo “Gigantes da Montanha”, peça inacabada do dramaturgo, romancista e poeta italiano Luigi Pirandello, morto em 1936.

Foi mais um desafio para o Galpão, uma das mais conceituadas companhias de teatro do país, levar para o público, “Os Gigantes da Montanha”, uma fábula que narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone.


(Foto: Gazeta de Araçuaí)

A peça é uma alegoria sobre o valor do teatro (e, por extensão, da poesia e da arte) e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, cada vez mais pragmático e empenhado nos afazeres materiais.

“Os Gigantes da Montanha” celebra o retorno da parceria com Gabriel Villela, que assina também a direção de espetáculos marcantes do grupo, como “Romeu e Julieta” (1992) e “A Rua da Amargura” (1994).

Villela e o Galpão experimentam nesta peça, a música ao vivo, tocada e cantada pelos atores, como um elemento fundamental na tradução do universo da fábula para o teatro popular de rua.

Para compor o repertório da peça foram selecionadas algumas árias e canções italianas, popular e moderna.

“Ciao amore”, “Bella ciao” “La Golondrina” e outras músicas, ganham novos arranjos para ambientar a atmosfera do espetáculo.

“São músicas que a gente ouvia quando era adolescente”, lembrou uma professora de 43 anos que levou o filho de 8 anos para assistir o espetáculo em Araçuaí.

A turnê pelo Vale do Jequitinhonha, começou em Diamantina e passou por Bocaiúva, Salinas, Virgem da Lapa, Araçuaí, Jequitinhonha e encerramento em Itaobim no dia 22.

Em Araçuaí, a companhia encontrou um cenário perfeito para encenar sua releitura do clássico de Pirandello.

Na primeira fila das 300 cadeiras disponíveis, estavam crianças, jovens, adolescentes e adultos que aplaudiram de pé a maestria e o talento dos atores.

“Araçuaí é uma cidade cultural e correspondeu às nossas expectativas”, comemorou Jackson Martins, filho de Araçuaí e produtor regional do projeto que tem o apoio da Petrobrás, através da lei de incentivo à Cultura.

(Gazeta de Araçuaí)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui