Rodovia entre Ijicatu e Virgem da Lapa fica fora do pacote anunciado pelo governo de Minas

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Às vésperas de deixar o governo para ser candidato a senador, o governador de Minas, Antonio Anastasia não incluiu a autorização para licitar as obras de asfaltamento de um trecho de 41 km da LMG-677, que liga Virgem da Lapa a Ijicatu, no Vale do Jequitinhonha. A estrada é interligada à BR-367 que liga Diamantina à Porto Seguro, na Bahia.

O projeto de engenharia, necessário para licitar a obra de asfaltamento já está pronto e foi entregue ao DER.

Nesta quinta-feira (13/03), Antonio Anastasia anunciou, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o início de um conjunto de ações do programa Caminhos de Minas em diversos trechos rodoviários em todas as regiões do Estado.

O governador autorizou a abertura de licitações de obras de asfaltamento e melhorias em 37 trechos, totalizando 1.248 quilômetros e investimento de R$ 2,04 bilhões.

Para o Vale do Jequitinhonha foi autorizado apenas as obras de asfaltamento de um trecho de 50 km ligando Capelinha a Setubinha, no valor de R$ 70 milhões.

Na mesma cerimônia, o governador deu ordem de início para elaboração de projetos de engenharia para 54 trechos, correspondentes a 1.487 quilômetros.

Neste quesito foram incluídos apenas os trechos, Capelinha a Itamarandiba com extensão de 52 km e Itamarandiba a Senador Modestino, trecho de 47 km.

Ficaram de fora os trechos de Coronel Murta ao entrocamento da LMG-677 e Chapada do Norte, via distrito de Santa Rita, ao entrocamento da LMG-677, que é a mesma estrada que liga Virgem da Lapa a Ijicatu.

A estimativa de investimento é de R$ 80 milhões na elaboração dos projetos.

O governador autorizou, ainda, a abertura de licitações para elaboração de projetos de engenharia, com estimativa de investimento de R$ 22,5 milhões, em dez trechos do Caminhos de Minas, totalizando 415 quilômetros.

Antonio Anastasia também deu ordem de início para obra de melhoramento do acesso secundário à cidade de Itaúna, no Centro-Oeste do Estado, com 1,2 quilômetro de extensão e investimento de R$ 5 milhões.

O governador ressaltou que sem uma infraestrutura eficiente para escoar a produção, de nada adiantará, por exemplo, uma safra recorde de agricultura e uma produção industrial ou mineral pujante.

“A abertura de estradas significa ampliação da mobilidade, a valorização da propriedade, o escoamento da produção, a melhoria da educação através do acesso da zona rural, da região beneficiada pelo asfalto, às sedes das cidades. Isso significa redução do custo de vida pela queda do valor do frete e do transporte. O Caminhos de Minas veio dar sequência ao ProAcesso e se unir ao ProMG exatamente com o objetivo de estabelecermos ligações de asfalto tão importantes”, disse Anastasia.

O prefeito de Divinópolis (Centro-Oeste), Vladimir Azevedo, falou em nome dos prefeitos presentes e afirmou que o programa proporcionará diversos ganhos para a população.

Também participaram da solenidade o vice-governador Alberto Pinto Coelho, secretários de Estado, parlamentares e prefeitos mineiros.

Caminhos de Minas

Lançado pelo Governo do Estado em 2010, o programa tem como objetivo ampliar e melhorar a infraestrutura logística dos municípios e regiões.

Para o governo, trata-se do maior programa rodoviário da história de Minas Gerais, envolvendo a implantação de cerca de oito mil novos quilômetros de rodovias, distribuídos por 247 trechos, beneficiando diretamente 307 municípios e 7,3 milhões de mineiros.

Confira a lista dos municípios beneficiados e detalhes dos investimentos

(Via Gazeta de Araçuaí)

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