Ocupantes de áreas invadidas protestam em frente à Prefeitura de Ipatinga

0

Participaram ocupantes do Planalto, Nova Esperança e Recanto. Grupo pede encontro com o Poder Executivo de Ipatinga


Manifestantes protestaram em frente ao prédio do Legislativo. (Foto: Paulo Sérgio Julião)

Cerca de 200 pessoas que participam de invasões em áreas públicas de Ipatinga protestaram durante toda a tarde desta quinta-feira (6) em frente à Câmara Municipal. O grupo pedia que a Prefeitura considerasse a doação dos terrenos para as famílias ocupantes.

O manifesto teve início por volta das 14h e contou com invasores de três bairros: Nova Esperança, Recanto e Planalto. Eles se concentram inicialmente na Praça dos Três Poderes, mas se deslocaram para a portaria do prédio do Legislativo, onde pediram para que a Prefeitura os recebesse. Uma charanga, formada por ocupantes de invasões, se apresentou durante o protesto.

Durante a manifestação, as portas de entrada do Executivo foram fechadas, deixando apenas uma fresta para a entrada nas dependências. A Polícia Militar empregou um efetivo de aproximadamente 10 homens e três viaturas para garantir a ordem e a segurança durante o protesto. Segundo o tenente Lucas, não houve nenhum registro de ocorrência até o fim do protesto, que acabou por volta das 16h.

De acordo com uma das líderes da invasão do Planalto, Ivani Gomes da Silva, até a última segunda-feira (3), havia 480 pessoas ocupando a invasão do bairro. Contudo, este número é ainda maior devido à nova invasão de uma área próxima, no bairro Cidade Nova, pertencente ao município de Santana do Paraíso.

Ivani explicou que os ocupantes do chamado Planalto III são pessoas que moram de favor, que pagam aluguel ou que foram despejadas. Vítimas das chuvas do final do ano passado também fazem parte do grupo, segundo a líder.

Ivani disse que o grupo não quer casas prontas, pagamento de aluguel social e nem mesmo material de construção. “Aluguel, a prefeitura diz que vai pagar, mas pagam três, quatro meses e depois acaba. A gente só quer um pedaço de terra para construir”, declarou.

Oportunistas

Entre os ocupantes das invasões em Ipatinga é comum ouvir que nem todos que estão nas áreas atualmente precisam de estar ali. A própria líder dos ocupantes do Planalto, Ivani Gomes, afirma ter conhecimento da situação. Ela contou que medidas estão sendo tomadas entre os próprios ocupantes para evitar que o movimento se torne fonte para oportunistas.

“Tem gente que não precisa. Mas nós vamos nos reunir e vamos até a casa de todas as pessoas pra ver se realmente elas precisam ou não. Nós mesmos vamos tirar elas de lá”, afirmou.

A Prefeitura de Ipatinga informou por meio de nota que havia conseguido quatro liminares na Justiça, determinando a reintegração de posse dos terrenos ocupados nos bairros Nova Esperança, Planalto e Recanto.

Cumprindo uma dessas decisões, um oficial de Justiça esteve na invasão do Planalto nesta quinta para tentar desapropriar as famílias do local, mas não obteve sucesso. Os moradores não quiseram sair e ainda ameaçaram que, caso fossem retirados do local, iriam ocupar a Praça dos Três Poderes.

“Se tirar a gente de lá, nós vamos para a porta da Prefeitura”, disse Ivani. A Justiça ainda estipulou uma multa diária no valor de $ 1 mil para os ocupantes que insistissem em permanecer na área.

A Prefeitura também informou que aguarda o planejamento da Polícia Militar para que a ordem judicial seja cumprida. Uma operação policial está sendo programada desde o mês de janeiro deste ano, para realizar a retirada, mas a corporação vem mantendo as informações sob sigilo.

Conversas

Durante a manifestação em frente ao Lesgilativo, a Administração teria informado aos ocupantes que a prefeita Cecília Ferramenta (PT) iria receber representantes do grupo na próxima terça-feira (11).

“Nós vamos lá, ouvir as propostas da prefeita e fazer as nossas. Mas nós não vamos aceitar que ela (prefeita) dê um lote pra uma parte e não dê pra outra. Nós queremos terra pra todo mundo”, disse Ivani Gomes.

A assessoria de comunicação do Governo não confirmou a informação do encontro, mas disse, por meio de nota, que retomou no ano passado o desenvolvimento de políticas públicas para a área habitacional, inclusive com a construção de moradias já iniciada através do programa Minha Casa, Minha Vida, em parceria com o Governo Federal. Adiantou ainda que diversos outros projetos na área estão em andamento e deverão ser anunciados em breve.

(Inter TV dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui