As estreitas ruas centenárias de Diamantina foram tomadas nesta segunda-feira (3) pelo colorido e a irreverência de mascarados, palhaços, heróis e piratas, que se destacaram em meio aos demais foliões. O importante era manter o pique e a animação para mais um dia de Carnaval na cidade de Chica da Silva.
Os menos ousados usaram adereços simples, como tiaras de princesa, mas houve quem esbanjasse usando trajes de policial e uniformes completos de super-heróis.
Centenas de pessoas lotaram a rua do Bonfim na saída do bloco Xai Xai. Crianças, adultos e idosos, muitos à caráter, se misturaram na alegria e curtiram as marchinhas até a Praça do Mercado Velho.
Por volta das 17 horas, a multidão pulava e cantava no ritmo da Bartucada. A expectativa era a de que a festa só parasse ao raiar do sol de terça-feira. Na virada de domingo para segunda, a farra comandada por Bartucada e Batcaverna empolgou o público até as 7 horas.
De camarote
Os menos animados acompanham das sacadas a empolgação e a criatividade dos brincantes. Do alto, veem que rola de tudo em Diamantina. O estudante Eustáquio Batista de Freitas, de 28 anos, e um grupo de amigos pintaram o corpo de Avatar, Negra Maluca e Curinga.
Já uma turma de belo-horizontinos se vestiu de “Minios”, os bonequinhos amarelos do desenho “Meu Malvado Favorito”, para sair pelas ruas da cidade.
“Esse homem com o traje de morte foi contido por mim no momento em que iria degolar uma mulher”, brincou a representante comercial Carla Neves, com um cassetete e um par de algemas. Ela dizia ser a “xerife” do pedaço, onde até os amigos gauleses Obelix e o Asterix marcaram presença.
A Praça do Mercado Velho, onde o Bartucada tocava, transformou-se em um mar de pessoas no final da tarde. Mesmo assim era possível se divertir, sem perder a paciência com o empurra-empurra.
(Foto: Ricardo Bastos/HD)
(Hoje em Dia)