Onze projetos comunitários serão apoiados pelo Fundo Comunidade em Rede, entre 2014 e 2015, em municípios dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Com perspectivas e focos diversos, os projetos terão como fio condutor a organização comunitária e o desenvolvimento de base.
Cada um dos projetos terá o apoio específico e acompanhamento de uma das organizações brasileiras filiadas à RedEAmérica, signatárias de convênio firmado com a Fundação Interamericana, dos Estados Unidos, para a constituição do Fundo Comunidade em Rede.
A RedEAmérica reúne 70 fundações e institutos empresariais de onze países.
Quatro projetos serão implementados em Minas Gerais. O projeto “Apicultura em rede no Vale”, que tem a Fundação Aperam Acesita como signatária junto ao Fundo Comunidade em Rede, será desenvolvido nos municípios de Itamarandiba e Veredinha, objetivando contribuir para que o Vale do Jequitinhonha seja reconhecido como potencial polo de produção de mel. A mesma Fundação Aperam Acesita é signatária do projeto “Um Novo Tempo”, que será desenvolvido em Timóteo, visando contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários no bairro Novo Tempo.
Ainda em Minas Gerais, o projeto “Rede Comunitária em Ação (Recoa)”, tendo o Instituto Holcim como signatário, será desenvolvido nos bairros de Ferreiras, Teotônio Batista de Freitas, Magalhães e Romero de Carvalho, com o propósito de fortalecer a participação comunitária, por meio de ações coletivas a partir de objetivos comuns. E no mesmo estado, o Projeto “Três Marias em rede: capacitação e cidadania em foco” terá o Instituto Votorantim como signatário, com o objetivo de aumentar a capacidade de lideranças comunitárias e influenciarem positivamente o desenvolvimento da comunidade onde vivem, promovendo e facilitando o acesso da população a espaços de convivência e de lazer, no município de Três Marias.
(Jornal Dia a Dia)