Prefeitura veta projeto de lei criado para regulamentar festa do Capelinhense Ausente

0

Com base em um parecer elaborado por sua assessoria jurídica, o prefeito de Capelinha, José Antônio Alves de Souza, vetou integralmente o projeto de Lei 56/2013, que dispõe sobre a Festa do Capelinhense Ausente.

O parecer aponta falhas jurídicas que caracterizam o projeto como inconstitucional, ao tratar de matéria de competência exclusiva do Poder Executivo. Além disso, o projeto estabelece que a festa passaria a ser organizada por comissões e subcomissões, a serem formadas por integrantes do Executivo, Legislativos, sindicatos e voluntários.

A prefeitura argumenta que, na prática, o projeto inviabiliza a realização do evento ao impedir a sua terceirização para empresa do ramo, por meio de licitação.

Os pontos mais polêmicos são os que tratam do usufruto do Galpão Cultural, a remuneração dos artistas locais e a concessão das barracas, inclusive com foco em critérios de vantagem a serem aplicados em licitações, o que é vetado por lei.

A Câmara Municipal aprovou o projeto na sessão do dia 17 de fevereiro. O veto já foi comunicado á Câmara Municipal, com pedido de apreciação em caráter urgentíssimo por causa da proximidade da festa, prevista para os dias 19 á 22 de junho.

REPERCURSÃO

A notícia do veto ao projeto de lei assinado originalmente pelos vereadores Cleuber Luiz e Reomar Rodrigues (Mazim do Açougue) gerou repercussão negativa entre os moradores da cidade. No perfil de vários usuários no Facebook é possível ver mensagens de repúdio a atual administração.

Vários vereadores também se manifestaram por meio de redes sociais sobre o veto. Para o vereador Jailson Pereira, “A estratégia parece infalível e impercebível. Adoçaram os artistas de Capelinha com um uma verba de R$ 600 reais no aniversário da cidade pra vetar a lei que daria um dinheirinho melhor pra eles no Capelinhense. Se eles não derem o grito ficarão no prejuízo. Não ao veto à Lei do Capelinhense Ausente.”

Já o vereador Cleuber Luiz, um dos autores do projeto informou que a prefeitura ainda não teria comunicado o veto a Câmara de Vereadores. “Eu, Vereador Cleuber Luiz e o Vereador Mazinho do Açougue na condição de autores do Projeto de Lei 056, temos a informar aos internautas e seguidores que infelizmente ainda não tivemos informações oficiais sobre o veto. Vamos aguardar a oficialização na Casa Legislativa e analisar as “falhas jurídicas” nele encontradas.”

(Informação publicada pelo Acontece Regional, com alterações do Aconteceu no Vale)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui