Mais policiais civis e militares estão de volta às ruas de Guanhães, para exercerem suas funções de policiamento ostensivo e investigativo, aumentando a segurança da população. Na manhã dessa quarta-feira (26), aconteceu à assunção da Cadeia Pública que sai do comando da Polícia Civil e contribuição da Polícia Militar e passa a ser gerenciada pelo Sistema Prisional do Estado (Suapi), tornando-se Presídio Regional de Guanhães.
(Foto: Folha de Guanhães)
De acordo com a então diretora da Cadeia, Drª Juliana Calife, a transferência já era esperada. “Estávamos tentando pouco a pouco transferir essa responsabilidade para a Suapi. Eles têm mais condições de assumir, estão mais preparados para supervisionar as visitas, banho de sol, entre outros. A Polícia Civil não tem recurso para isso, a função da PC é investigativa e não de tomar conta de cadeias ou presídios”, explicou a diretora.
A delegada regional, Drª Ana Paula Passagli, falou à reportagem que com a transferência os detentos vão ser beneficiados. “Vai haver uma série de mudanças, os presos estão recebendo um kit com tudo novo: uniforme, colchões e material higiênico. Vem um corpo técnico para atendê-los diretamente com enfermaria, assistência jurídica e um diretor capacitado”, ressaltou a delegada completando que vai haver melhorias nas condições em que os presos vão cumprir as penas e o acesso as famílias. “É um ganho grande para o município, para a polícia e para os presidiários”.
Ao assumir o comando, sob a direção geral do Dr. Francenir Bicalho, a Suapi, realiza mudanças que vão desde o uso de uniforme (obrigatório para os detentos) até a visitação, que só será permitida após cadastro feito na portaria, mediante apresentação de documentos que incluem atestado de antecedentes criminais, comprovante de residência e cópias da carteira de identidade e CPF.
Atualmente são 66 presos no regime fechado e 38 no regime aberto no Presídio Regional de Guanhães.
(Fonte: Folha de Guanhães)