O Exército Brasileiro começou a intervenção de reparos na BR 367, no trecho de 30 km, entre Virgem da Lapa e Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, para surpresa de moradores e viajantes que passam pela região, por não ser este o trecho mais crítico da rodovia entre Virgem da Lapa/Berilo/Chapada do Norte/Minas Novas.
As ações estão se dando de forma intensa com patrolamentos, roçagem e encascalhamento de locais mais críticos, com cerca de 70 soldados do 11º Batalhão de Engenharia de Construção de Araguari que estão alojados na antiga agência do Banco do Brasil, em Virgem da Lapa.
A iniciativa faz parte de um convênio entre o Exército e o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT). Neste primeiro momento, as obras ocorrem em 70 km, e seguem em direção a Berilo-Chapada do Norte até Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha. Segundo o projeto serão gastos cerca de R$ 23 milhões.
Os soldados permanecem alojados em Virgem da Lapa. Segundo informou Marco Antônio de Lima, engenheiro chefe da 22ª Regional do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER), em Araçuaí, “os soldados estarão empenhados na reforma de pontes, além do patrolamento do trecho e colocação de cascalho,” contou o engenheiro.
Trecho mais crítico fica para depois
Inicialmente, o Major Cordeiro, comandante da operação, anunciou que os serviços teriam início entre as cidades de Berilo e Chapada do Norte, trecho com 20 km de extensão, que está intransitável, como também possui maior movimento em direção à cidade de Minas Novas, sede de Comarca e polo regional de serviços.
Neste trecho, a ponte de madeira sobre o Ribeirão Água Suja, na saída da cidade de Berilo, está isolada, com o trânsito deslocado para o leito do córrego. Seguindo em frente, a pouco mais de 500 metros, a rodovia sofre outro desvio para próximo à cerca da fazenda de Getúlio Sales.
Descendo o Morro das Painas, a 4 km da cidade de Berilo, veículos pequenos e baixos arrastam seu tanque, cano de descarga e parte baixas na poeira cheia de pedras soltas e buracos.
No Morro do Pintor, na entrada da fazenda de Água Limpa, a estrada nem parece que existe. Veículos não conseguem uma velocidade superior a 5 km.
Outro trecho crítico é o morro da Pedra Escrita. Veículos deslizam na poeira, tendo grandes dificuldades, tanto na subida quanto na descida.
A ponte de madeira sobre o Rio Capivari, a 2 km de Chapada do Norte, continua ameaçando a vida dos transeuntes.
Portanto, este trecho entre a cidade de Berilo e local conhecido como Sete Voltas, do ponto da torre de empresas de telefonia móvel, é o mais crítico de toda a extensão entre Virgem da Lapa/Berilo/Chapada do Norte/Minas Novas.
O trecho entre Virgem da Lapa e Berilo que está sendo feito pelo Exército está isolado de movimento de veículos. A própria Viação Rio Doce mudou seu itinerário da linha Araçuaí/Virgem da Lapa/Berilo/Chapada do Norte/Mina Novas. A linha com 4 horários/dia mudou para Francisco Badaró/Berilo aproveitando o trecho de asfalto.
(Fonte: Blog do Banu)