Avanço da violência preocupa população de Medina

0

Uma antiga briga entre gangues rivais dos bairros São Geraldo e Várzea Grande, envolvidas no tráfico de drogas, está sendo apontada pela Polícia Militar, como um dos motivos para o crescente aumento da violência na cidade de Medina, no Vale do Jequitinhonha (MG).


Apesar da realização de uma audiência pública na cidade, moradores não acreditam em mudanças na segurança

Conforme dados oficiais, somente nestes dois primeiros meses do ano, já foram registrados 12 casos de lesão corporal, duas tentativas de homicídio, 30 furtos, quatro roubos e cerca de 40 armas apreendidas no município.

O Coronel PM Aroldo Pinheiro afirmou que serão adotadas ações mais efetivas para tirar de circulação os bandidos contumazes. “Com o uso do banco de dados implantado pelo Governo do Estado, vamos identificar esses infratores que têm perturbado a sociedade em Medina, fazer um ofício e encaminhar para a Polícia Civil e para o Poder Judiciário. Depois, de forma integrada, vamos pensar no que fazer com esses alvos”, disse.

Para conter esse aumento da violência, as Polícias Militar e Civil, se comprometeram a a intensificar o patrulhamento na cidade. O coronel Aroldo Pinheiro de Araújo sugeriu que fosse abordada pelo menos uma pessoa a cada hora, para que o patrulhamento fosse mais ostensivo.

O compromisso foi feito durante reunião da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, realizada nesta segunda-feira (24) no salão paroquial da cidade.

A audiência foi solicitada por um grupo de vereadores da cidade e contou com a participação de três deputados estaduais: João Leite (PSDB) e Eduardo Bechir (PSD) e Arlen Santiago (PTB).

Juiz pede criação de Vara

Em seu pronunciamento, o juiz da comarca, Arnon Argolo Matos Rocha, salientou que é essencial a criação de uma segunda vara judicial em Medina e de uma comarca no município vizinho de Itaobim, conforme lei aprovada pela Assembléia Legisltativa, mas até hoje não implantada pelo Tribunal de Justiça. “Não há como sermos efetivos na punição de criminosos sem isso”, disse.

Ele revelou que nos últimos três anos mais de 10 mil novos processos foram parar nas mãos dele, único magistrado da comarca. “Enquanto em Belo Horizonte há um juiz para cada 15 mil habitantes, aqui é um juiz para 55 mil habitantes”, afirmou.

Ele lembrou que a ocorrência de crimes bárbaros na comarca é antiga e citou casos como o de uma senhora queimada viva na zona rural há dois anos.

O vice-prefeito de Medina, Lucas Mendes pediu mais investimentos do Governo do Estado na segurança do município. “Na semana passada, o governador Antonio Anastasia anunciou investimentos na área, mas ficou tudo na Região Metropolitana de Belo Horizonte, como se Minas Gerais acabasse ali. Para o Jequitinhonha, nada”, disse ele.

Lucas Mendes lembrou que há 15 anos o efetivo policial é o mesmo na cidade, apesar de a população ter crescido muito. O município tem hoje cerca de 22 mil habitantes.

O sucateamento das viaturas policiais também foi lembrado pelo presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), Péricles Batista de Aguilar.

Ele listou os carros atualmente utilizados em Medina, a maioria do ano 2005, e lembrou que um deles capotou ao levar suspeitos para o município vizinho de Pedra Azul, para o registro do boletim de ocorrência. “O carro teve perda total e até hoje não foi providenciado outro”, disse.

Ao final da reunião representantes do Movimento pela Paz, formado por moradores da cidade, entregaram aos deputados documento com sugestões para melhoria da segurança na cidade. Entre eles, a instalação de mais uma vara judicial em Medina, novas viaturas, aumento do efetivo policial e instalação de um presídio federal na região.

“As eleições estão chegando e muitas promessas dos políticos serão feitas e não serão cumpridas. Não acreditamos que as coisas vão mudar. É mais uma audiência pública. Eles (os políticos) vão esquecer tudo isso”, lamentou um grupo de participantes da audiência.

(Gazeta de Araçuaí)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui