Sujeira, pista com irregularidades e falta de acessibilidade nos cruzamentos com as ruas. Estas são algumas das reclamações daqueles que utilizam as ciclovias em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais.
Ciclovia da Rua Israel Pinheiro termina próxima a um colégio, no cruzamento com a rua Olegário Maciel. (Foto: Diego Souza)
Santes Romeu Cazassa, 51 anos reclama das ciclovias no Centro da cidade. Ele cita especificamente o trecho da Rua Israel Pinheiro onde a ciclovia estaria sem manutenção e sendo atrapalhada por veículos.
“Sou usuário das ciclovias em Governador Valadares e vejo uma grande falta de respeito em se tratando da manutenção das mesmas. Inclusive, na Rua Israel Pinheiro, em frente a um colégio, os veículos estacionados fecham a ciclovia. Gostaria de pedir as autoridades competentes que olhassem com mais carinho para possibilidade de seguir com a ciclovia até a ponte do Filadélfia”, escreveu o internauta Santes Romeu.
A Rua Israel Pinheiro é uma das mais movimentadas da cidade e se o trânsito no local é em “mão única”, as reclamações são uma via de “mão dupla”. De um lado, os motoristas reclamam dos ciclistas que não respeitam a ciclovia e se arriscam entre os carros. De outro lado, são os ciclistas que acusam os motoristas de não respeitarem os ciclistas, especialmente nos cruzamentos.
Nota
Através de nota, a prefeitura de Valadares informou que a manutenção das ciclovias e vias públicas estão inclusas na operação de tapa buracos. “Cabe a Secretaria de Serviços urbanos através do Departamento de Transportes, Trânsito e Sistema Viário a manutenção de sinalizações horizontais e verticais, bem como a fiscalização pelo uso correto. O plano de mobilidade urbana vai contemplar a ampliação das ciclovias na cidade e tão logo estejam prontos os projetos vão definir quais ruas serão contempladas no modal bicicletas”, diz a nota da prefeitura.
A partir do cruzamento com a Rua Olegário Maciel, os ciclistas dividem espaço com os carros na Rua Israel Pinheiro. (Foto: Diego Souza)
(Fonte: Inter TV dos Vales)