Calouros e Veteranos das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros se juntaram para realizar uma gincana solidária. O movimento “Diga não ao trote e sim à solidariedade” se estende por todo o mês de fevereiro entre tarefas interativas e como foco principal a arrecadação de donativos como cesta básica e fraudas. A campanha segue com o título “Solidariedade, eu pratico”.
(Foto: Bia Andrade)
A gincana propõe ao aluno desenvolver na prática experiências de mercado de cada curso, além de cidadania e informação. Segundo o diretor de marketing, Rafael Gontijo, a ideia é promover a integração entre acadêmicos e a união sem trotes.
“Como o trote já tem um tom pejorativo de violência, optamos por chamar de ‘semana da acolhida’ para tornar claro aos acadêmicos que a faculdade é como o ambiente familiar”, diz.
A ação tem como propósito o despertar à solidariedade e tem premiação a turma que se destacar entre as atividades. Segundo o diretor, a cada semestre há uma rotatividade entre às instituições de Montes Claros no recebimento das doações conforme necessidade.
“Temos instituições que já acolhemos todos os anos e a intenção é fazer que os alunos percebam a atuação da faculdade e se espelhem”, afirma.
O calouro Eduardo Leite, de 22 anos, comemora a inserção no curso de Direito e acha promissor esse tipo de interação entre os alunos.
“É fundamental para quebrar o paradigma de que calouro tem que sofrer trotes violentos. É importante ter outros meios de integração que geram o bem estar e a amizade”, salienta.
O estudante reforça que esse tipo de ação gera um grande aprendizado. “Com certeza este tipo de ‘boas-vindas’ desperta o espírito de coletividade, de doação e fortes laços para toda a vida”, comemora.