Ipatinguenses atingidos pelas fortes chuvas podem recorrer ao FGTS

0

A Prefeitura de Ipatinga apresentou, nesta segunda-feira (10), junto à diretoria regional da Caixa Econômica Federal, a declaração de áreas do município afetadas pelas chuvas do final de 2013. Com isto, as famílias atingidas residentes nessas regiões poderão requerer a utilização de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a recuperação de imóveis.


Muitos bairros em Ipatinga foram atingindos pelas fortes chuvas de dezembro (Foto: JB Reis)

De acordo com o Decreto nº 5.113/2004 do Governo Federal, os moradores em áreas declaradas em estado de emergência ou de calamidade pública, reconhecido pelo Ministério de Integração Nacional, têm o direito de sacar parte de suas contas vinculadas do FGTS. Já o Decreto nº 7.644/2012 reajustou o limite de saque para até R$ 6,22 mil, desde que o beneficiário não tenha efetuado retiradas do fundo nos últimos 12 meses.

Em Ipatinga, a prefeita Cecília Ferramenta decretou estado de emergência e de calamidade pública no final do ano passado, por causa das fortes chuvas que atingiram o município, principalmente às vésperas do Natal. A situação emergencial foi reconhecida pelos órgãos federais e estaduais de Defesa Civil, permitindo que o município fosse contemplado com recursos e projetos de recuperação das áreas atingidas.

Com a declaração fornecida pela Prefeitura, a partir de agora, a habilitação dos moradores interessados, junto à Caixa, será mediante a comprovação de titularidade da conta do FGTS e de residência localizada em uma das áreas afetadas do município.

“A finalidade da medida é, exatamente, garantir mais condições para as famílias poderem reconstruir o que foi perdido ou danificado em razão das chuvas”, conclui Bertoldo Klinger Pagy Corrêa, gerente geral da agência da Caixa na cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui