Socorristas do Samu Macro Norte participam, neste fim de semana, de mais uma etapa do curso intensivo de regulação e intervenção, com objetivo de alinhar as condutas práticas e de regulação dos profissionais recentemente contratados e reciclar os profissionais que já atuam há mais tempo no serviço, visando melhorar a qualidade do atendimento.
Na manhã deste sábado de manhã, de 06h 11h, o curso foi realizado no Parque Sapucaia, com atividades físicas para avaliar a aptidão do profissional, e estações práticas de imobilização e transporte, com aulas de rolamento 90° e 180°, pranchamento de vítimas, retirada de capacete e práticas de suporte básico de vida.
À tarde, de 13h 17h, as atividades aconteceram no pátio do Complexo Regulador Macrorregional, em estações práticas de suporte avançado de vida, retirada emergencial veicular, em situações que possibilitem ao profissional vivenciar a situação uma cena real de atendimento a vítimas de acidente.
O médico e instrutor do Samu, Antônio Cedrim, coordenador do treinamento, explica que as atividades serão realizadas com maior realismo possível, visando promover a adaptação psicológica do socorrista. “Elevamos o grau de dificuldade, realizando as atividades em exposição ao sol, com situações de resgate que demandam muito tempo, de forma a condicionar física e psicologicamente o profissional, pois a atuação do socorrista em situações reais se dá nessas circunstâncias e é importante estar sempre preparado”, explica.
No domingo, durante todo o dia, as aulas teóricas e práticas abordarão a regulação médica, com enfoque na transferência de pacientes.
O curso foi dividido em dois módulos, com participação de 30 médicos, além de 10 enfermeiros e 10 condutores-socorristas. A primeira etapa do curso foi a realizada nos dias 1º e 2 de fevereiro.
(Fotos e informações do Samu Macro Norte / Por Jerúsia Arruda)