Catraca eletrônica é implantada em veículos do transporte coletivo de Coronel Fabriciano

0

Nesta semana, teve início em Coronel Fabriciano o serviço de catraca eletrônica no transporte coletivo do município. O vale-transporte de papel (passe) deixa de existir, sendo substituído pelo cartão magnético, que deverá ser carregado através de créditos.


Catraca ônibus (Foto: Reprodução/TV Integração)

Os passes poderão ser utilizados até abril e a passagem poderá ser paga em dinheiro. Quem escolher pelo cartão pode solicitá-lo no guichê do Fabri Fácil, no Terminal Rodoviário, no Centro de Fabriciano, levando RG, CPF e comprovante de residência.

Com a mudança do passe para a catraca eletrônica, a situação de cidadãos que vivem da venda de passes tornou-se um problema a ser pensado pela administração do municipío. Para não criar um problema, a Prefeitura solicitou ao consórcio das empresas de ônibus que os trabalhadores de Fabriciano, cuja renda familiar é proveniente única e exclusivamente da venda dos passes, sejam inseridos no mercado de trabalho.

“Desde quando soubemos que aconteceria a mudança, solicitamos à empresa de transporte que absorvesse os trabalhadores fabricianenses que vivem da venda de passes. Eles foram previamente cadastrados pela Secretaria de Assistência Social. A bilhetagem eletrônica dará mais segurança, comodidade e agilidade para os cidadãos que utilizam o transporte público, mas nos preocupamos também com as pessoas que seriam afetadas pela mudança”, afirma Rosângela Mendes.

A vendedora Aparecida Gomes disse que ficou apreensiva quando descobriu que os vale-transportes seriam substituídos por cartões eletrônicos. Mas, ela acredita que não vai ficar sem emprego visto que a prefeita prometeu inserir novamente os vendedores de passe no mercado de trabalho.

“Se é para cidade evoluir eu apoio a decisão de implantar os cartões eletrônicos, mas vender passes é meu ganha pão e quando a notícia chegou fiquei com medo de perder meu emprego. Estou esperando o posicionamento da prefeitura que nos prometeu uma ocupação, após a implantação. São muitas famílias que dependem dessa venda”, diz.

Modelos dos cartões

Serão cinco modelos de cartões, em cores diferentes, que são destinados aos usuários. Quatro deles são identificados com fotos: “Mobilidade” (para pessoas com deficiência), “Mobilidade com Acompanhante” (também com gratuidade, para acompanhar pessoas com deficiência), “Dignidade” (para idosos) e “Estudar” (para estudantes, sendo permitido o trajeto casa/ escola/ casa).

O cartão sem foto, o “Cidadão”, pode ser solicitado por qualquer pessoa. Os cartões Fabri Fácil só podem ser utilizados em linhas municipais de Fabriciano.

Vale-transporte dos servidores municipais

Aos servidores da Prefeitura, a Administração Municipal fará a troca dos vales-transportes para o cartão no mês de fevereiro. Se o servidor recebia, por exemplo, 50 “passes” mensais, passará a ter a carga de 50 créditos no mesmo período. O desconto na remuneração continua sendo de 6%, a título de vale-transporte, nos termos da legislação. O servidor terá em seu cartão o número de créditos suficientes para que possa se deslocar de casa para o trabalho no mês seguinte.

Serviço

Para os cartões que precisam de identificação, as fotos são feitas na hora do cadastro. Estudantes devem apresentar, além de cópias dos documentos pessoais, certificado de matrícula com horário do aluno. As recargas dos cartões poderão ser feitas no guichê Fabri Fácil (na Rodoviária) ou através da internet.

(Inter TV dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui