Ação conjunta apreende 360 aves silvestres mantidas em cativeiro em Januária

0

Uma operação conjunta realizada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pela Polícia Militar de Meio Ambiente resultou, na última quinta-feira (23/1/2025), na apreensão de cerca de 360 aves da fauna silvestre que eram mantidas ilegalmente em cativeiro em Januária, no Norte de Minas.

De acordo com Éverton Botelho, analista ambiental da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade do Alto Médio São Francisco do IEF, os animais estavam em um viveiro no local da apreensão. Entre as espécies encontradas, havia pássaros pretos e um papagaio. “Eles estavam bravos, o que indica que foram capturados já adultos”, explicou Botelho.

O sargento Roberto Rodrigues de Mattos, da Polícia Militar de Meio Ambiente, informou que a operação foi desencadeada após seis meses de investigações baseadas em uma denúncia. “Segundo as informações recebidas, uma pessoa estaria à frente de um grupo organizado que visava capturar pássaros silvestres na região e transportar para o estado do Goiás, seguindo para fora do Brasil”, detalhou o militar.

Prisão, apreensão e multa

Durante a operação, uma pessoa foi presa, e um veículo e um aparelho celular foram apreendidos. Além disso, foi aplicada uma multa no valor de R$ 622.237,50.

As aves resgatadas serão encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Montes Claros, onde passarão por avaliação clínica realizada por um veterinário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui