As filmagens de um documentário de 40 minutos sobre a tradição das Cavalhadas em Montes Claros continuam neste sábado (18/1/2025). O projeto, idealizado e coordenado por Murilo Maciel, busca contar a história e resgatar a memória desse folguedo, que tem registros na cidade desde 1905, com celebrações marcantes em 1928, 1938 e 1957, ano do centenário de Montes Claros.

O documentário inclui entrevistas já gravadas e cenas de uma Cavalhada especialmente organizada para as filmagens. O evento será realizado no campo de futebol Benedito Maciel, no distrito de Buriti do Campo Santo, a 34 quilômetros do centro de Montes Claros, pela BR-135.
A tradição das Cavalhadas
As Cavalhadas, segundo estudiosos, representam de forma teatralizada as lutas entre cristãos e muçulmanos, conhecidos como mouros. Originadas no Marrocos durante o período colonial português, as tradições chegaram ao Brasil em torno de 1770, espalhando-se por estados como Goiás e Minas Gerais.
O folguedo envolve cantos, simulações de lutas, jogos e disputas, com personagens como reis, princesas, cavaleiros cristãos e muçulmanos, príncipes, embaixadores e generais. Os trajes e adereços são marcantes: os cristãos se vestem de azul, enquanto os muçulmanos usam vermelho, incluindo os enfeites dos cavalos.
Integração cultural
Murilo Maciel destaca que o projeto vai além da representação das Cavalhadas, envolvendo também outras manifestações culturais locais, como coroações, Folia de Reis, levantamento de mastros e sapateados, com a participação ativa da comunidade de Buriti. “Neste projeto também estamos envolvendo a cultura local, como coroação, Folia de Reis, levantamento de mastros, sapateados, e toda a comunidade de Buriti”, afirma o coordenador.
O evento conta com a participação de 50 pessoas na encenação e é apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo. A produção executiva é da Fulô Comunicação e Cultura, e o acesso é gratuito.