UFMG amplia oferta de cursos e vagas para o Sisu 2025 com novidades no campus Montes Claros e em BH

0
Publique Edital 728x90

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou novidades para a edição de 2025 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), incluindo a oferta de novos cursos e a ampliação de vagas em graduações já existentes.

Entre as principais novidades estão as licenciaturas em Matemática e em Ciências da Natureza, no campus regional de Montes Claros, e o curso de Engenharia de Computação, que será ministrado no campus Pampulha, em Belo Horizonte. No total, a UFMG disponibilizará 6.512 vagas em 85 dos 97 cursos de graduação, todas preenchidas por meio do Sisu.

Novos cursos e ampliação de vagas

Em Montes Claros, os novos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática serão ofertados no turno noturno, com ingresso por meio da Área Básica de Ingresso (ABI). Serão 60 vagas disponíveis.

Já em Belo Horizonte, o curso de Engenharia de Computação, gerido pela Escola de Engenharia e pelo Instituto de Ciências Exatas (ICEx), oferecerá 80 vagas anuais, divididas entre os dois semestres, com aulas no turno vespertino.

Além disso, os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação terão aumento no número de vagas, passando de 160 para 200 por ano.

Mudança nos horários de aulas

Outra novidade é a redefinição dos turnos de 19 cursos diurnos, que passam a concentrar as aulas apenas no período matutino ou vespertino. Segundo o pró-reitor de graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, a mudança visa melhorar a permanência dos estudantes, especialmente os mais vulneráveis.

Cronograma e critérios do Sisu 2025

As inscrições para o Sisu estarão abertas de 17 a 21 de janeiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio, realizado o Enem 2024 e não ter zerado a redação.

O resultado da chamada regular será divulgado em 26 de janeiro, e a matrícula dos selecionados ocorrerá entre 27 e 31 do mesmo mês. Quem não for aprovado na chamada regular poderá manifestar interesse na lista de espera entre 26 e 31 de janeiro.

Políticas de cotas e lista de espera

A UFMG seguirá as diretrizes da Lei de Cotas, reservando vagas para estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, além de pretos, pardos, indígenas e quilombolas. As proporções de reserva serão baseadas no Censo 2022 do IBGE.

A lista de espera será utilizada pelas instituições participantes do Sisu para preencher vagas eventualmente não ocupadas, com validade ao longo de todo o ano.

Para mais informações, consulte o edital publicado pela UFMG: www.ufmg.br/sisu/edital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui