Na manhã de sexta-feira, dia 22 de dezembro, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com o apoio da Polícia Militar, efetuou a prisão preventiva de um homem de 38 anos, investigado por violência doméstica e descumprimento de medida protetiva. As vítimas, sua ex-companheira de 38 anos e a filha, de 18, foram alvos das agressões e ameaças, levando a denúncias em agosto deste ano.
O caso chegou ao conhecimento das autoridades quando a mulher relatou ter sido vítima de agressões físicas e ameaças de morte por parte do ex-companheiro. Em resposta a essa situação, a Justiça emitiu medidas protetivas em favor das vítimas. No entanto, o homem continuava se aproximando delas, intimidando não apenas as vítimas, mas também testemunhas do ocorrido.
Considerando a gravidade dos fatos, o delegado responsável pelas investigações, Richard Gutemberg, solicitou a prisão preventiva, que foi deferida pelo Poder Judiciário. O investigado foi localizado e detido na zona rural do município de Caraí, sendo posteriormente encaminhado ao sistema prisional.
A PCMG ressalta a importância da denúncia em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Orienta que o registro pode ser efetuado diretamente em uma unidade policial, através dos disques 180 ou 181, e também pela Delegacia Virtual nos casos de ameaça, vias de fato/lesão corporal e descumprimento de medidas protetivas. O enfrentamento a esse tipo de crime requer a participação ativa da sociedade e a denúncia é um instrumento fundamental para garantir a segurança das vítimas.