A Prefeitura de Carbonita, no Vale do Jequitinhonha, confirmou na manhã desta sexta-feira (14/10/2022) o primeiro caso de Monkeypox (Varíola dos Macacos) no município. Segundo nota assinada pela Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de um indivíduo adulto do sexo feminino, de 26 anos, que manteve contato próximo com uma pessoa infectada com a doença.
“O caso foi atendido em uma das Unidades de Saúde, apresentando quadro clínico compatível com a fase aguda da doença. Após o atendimento, foi solicitado exame de biologia molecular (RT-PCR) para elucidar a investigação e isolamento domiciliar da usuária e dos contatos. No dia 11/10, o laboratório público da Fundação Ezequiel Dias confirmou o caso”, diz a nota divulgada pelo município.
Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a usuária permanece em isolamento domiciliar, passa bem e permanece sem complicações até o momento. “Está sendo acompanhada pela equipe de Estratégia Saúde da Família que, em conjunto com a equipe de Vigilância em Saúde, vem realizando a identificação e monitoramento dos contatos”.
Sobre a doença e sintomas (segundo a Secretaria de Saúde de Carbonita):
- A Monkeypox (Varíola dos Macacos) é uma infecção causada por um vírus que geralmente se manifesta de forma leve.
- Os principais sintomas da doença são febre, dor e o aparecimento de lesões e feridas em algumas partes específicas do corpo.
- É preciso prestar atenção a questões como compartilhamento de utensílios e contato direto com lesões na pele, fluídos e secreções corporais.
- O período de isolamento será recomendado pelo médico e depende da cicatrização completa das lesões na pele.
- As pessoas que tiveram contato com paciente infectado pela Monkeypox, mas não apresentam nenhum sintoma, não possuem recomendação de isolamento.
——————
Sabia que o Aconteceu no Vale está também no Telegram? Inscreva-se no canal.
Já curtiu ou seguiu nossas páginas nas redes sociais? Receba as notícias em primeira mão:
• Google News
• Facebook
• Twitter
• Instagram
• Youtube
• TikTok