Chuvas no Vale do Jequitinhonha afetam cerca de 30 mil agricultores familiares e produtores rurais

0

As fortes chuvas dos últimos dias causaram danos na agropecuária da região do Vale do Jequitinhonha. Segundo levantamento preliminar da Emater-MG, cerca de 30 mil agricultores familiares e produtores rurais, em 289 comunidades, foram afetados direta e indiretamente.

O prejuízo afetou 16 municípios: Almenara, Bandeira, Divisópolis, Felisburgo, Itaobim, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Monte Formoso, Palmópolis, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa e Santa Maria do Salto.

“Os que estamos vendo aqui na região são inundações, alta pluviosidade, má distribuição de chuva associada a outros fatores de natureza climatológica”, diz a coordenadora técnica regional da Emater-MG, Joselaine Ferreira Lopes.

Os principais segmentos impactados pelo excesso de chuvas foram a pecuária leiteira e de corte, culturas e pequenos animais. Esse primeiro levantamento foi feito por extensionistas da unidade regional da Emater-MG em Almenara.

Segundo a gerente regional da empresa, Lucianara Guimarães Miranda, “as informações continuam sendo apuradas e encaminhadas para as prefeituras dos municípios para subsidiar as autoridades locais com fundamentação técnica para providências de mitigação dos danos causados pelas chuvas”.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui