Hospital Bom Samaritano de Teófilo Otoni comemora 100 anos

0

Nesta terça-feira, dia 5 de outubro de 2021, o Hospital Bom Samaritano (HBS) de Teófilo Otoni (MG) comemora 100 anos de fundação. Um século dedicado a cuidar da saúde da comunidade teófilo-otonense de forma universal e gratuita (100% SUS). Para celebrar essa data tão importante, será realizado hoje, às 16h, um culto ecumênico na área de recepção da unidade de saúde.

O Bom Samaritano tem muito a comemorar. Desde 2017, o hospital é referência no tratamento oncológico na região Nordeste de Minas Gerais, que inclui os vales do Mucuri e Jequitinhonha. Atualmente, segundo a direção da unidade, são atendidas cinco diferentes categorias, sendo elas Mama, Urologia, Proctologia, Gerais (esôfago, gástrico etc.). Pode ter acesso ao atendimento oncológico todo paciente com forte suspeita de câncer ou com o diagnóstico final desta patologia.  

Enfrentamento ao novo coronavírus

Outro fato importante a ser comemorado pelo Bom Samaritano é que no ano de 2020, quando surgiram os casos de Covid-19 em todo o mundo, o hospital de Teófilo Otoni foi pioneiro no atendimento aos pacientes com a Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus / SARS-COV-2) na região. O HBS ofertou os primeiros leitos de UTI COVID, com um total de 2.138 internações na unidade de terapia intensiva (da implantação até os dias de hoje) e 608 em leitos clínicos.

Linha do tempo

No dia 5 de outubro do ano de 1921 nascia um novo Hospital em Teófilo Otoni. No decorrer da sua história, foi chamado de Hospital São Vicente de Paulo e administrado por um grupo de vicentinos. Já na década de 80, a instituição ficou conhecida como referência no tratamento da Tuberculose. Mas, com a falta de recursos para gerir, o Hospital São Vicente, viu-se na iminência de fechar as portas. Após algumas propostas, e acordos políticos-empresariais, a instituição hospitalar foi reestruturada e passou a ser o Hospital Bom Samaritano de Teófilo Otoni. Atualmente, a Associação Beneficente Bom Samaritano, presta serviços de média e alta complexidade, de caráter público, com atendimento 100% SUS.

HBS em números – 2017 a 2021:

Municípios beneficiados:
– Pactuação oncológica: 64
– Abrangência total: 121
– 14% dos municípios mineiros
– Pacientes atendidos: 429.802
– Quimioterapias: 9.553

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui