Incêndios destroem grandes áreas no município de Capelinha

0

Áreas de cerrado e plantações continuam ardendo em chamas no município de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. Vários incêndios foram registrados nos últimos dias e grandes extensões de mata nativa e eucaliptais foram destruídos pelo fogo.

O resultado desses incêndios, alguns possivelmente iniciados de forma criminosa, é uma grande concentração de fumaça nas áreas urbana e rural do município. No final da tarde deste domingo, dia 19 de setembro de 2021, os capelinhenses presenciaram o sol “sumir no horizonte” com uma cor vermelha totalmente atípica. O fenômeno, apesar de belíssimo, não deve ser motivo de admiração, já que é causado pela poluição.

Os incêndios matam animais, destroem áreas de nascentes e prejudicam a prestação de serviços no município. O abastecimento de água, por exemplo, foi interrompido na última semana. O fogo também danificou redes utilizadas por provedores de internet.

O vídeo abaixo mostra um incêndio de grandes proporções registrado às margens da estrada MG-214. A via é utilizada para acesso ao povoado de Ponte Nova, localizado às margens do Rio Itamarandiba, e municípios vizinhos.

Prevenção

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, entre os meses de abril e outubro, o clima fica realmente seco e as chuvas se tornam escassas, o que deixa a vegetação suscetível às queimadas.

As queimadas são, juntamente com os desmatamentos, os principais problemas ambientais, por isso cada cidadão deve estar bem-informado sobre como preveni-las.

O Corpo de Bombeiros Militar repassa algumas dicas importantes para realizar a prevenção:

  • Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas (bitucas) de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade.
  • Ao realizar acampamentos, seja bastante cuidadoso na hora de acender fogueiras, velas e lampiões. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta. Procure fazer sua fogueira em local aberto, como por exemplo, numa clareira ou à beira do rio, para que o fogo não prejudique os galhos e folhas das árvores que estejam em volta ou acima dela. Quando não for mais utilizar a fogueira, certifique-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre as sobras de material (carvão, brasas e cinza). Não jogue os restos da fogueira no rio. Nunca se ausente do acampamento, deixando para trás a fogueira acessa ou com torrões em brasa.
  • Não jogue lixo por aí. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas.
  • Não solte balões, além de perigoso é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9605/98). O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.
  • Quando for realizar alguma queima controlada para renovo de pastagem ou para limpeza de alguma área, procure antecipadamente o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio), que é formado pelo Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Estadual de Florestas, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Polícia Militar, Polícia Civil, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Prefeitura Municipal e parceiros privados.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui