Casos da variante Mu do novo coronavírus são confirmados em Guanhães e Virginópolis

0

O Estado de Minas Gerais registrou os cinco primeiros casos da variante do novo coronavírus denominada Mu (B.1.621), descoberta inicialmente na Colômbia. Já da variante Delta, são 236 casos confirmados. As informações foram confirmadas nessa sexta-feira (3/9/2021) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG).

Segundo a SES-MG, os casos da variante Mu foram identificados nos municípios de Virginópolis (3) e em Guanhães (2), ambos na Região Leste do Estado.

A caracterização dessa variante foi realizada pelo Centro de Tecnologias de Vacinas (CT-Vacinas), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

De acordo com o professor e pesquisador do CT-Vacinas, Flávio Guimarães da Fonseca, ainda não há informação se os casos da Mu foram importados ou se há transmissão comunitária da cepa no estado.

“A SES-MG está fazendo essa análise, a gente simplesmente fez a detecção em amostras que foram coletadas e enviadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed). Como a UFMG é laboratório parceiro da Funed, nós detectamos nas amostras enviadas pela Funed a presença dessa variante”, explicou o professor.

Segundo ele, as amostras foram coletadas e enviadas para testagem entre os dias 13 de julho e 5 de agosto.

Em nota, a secretaria de Estado de Saúde disse que “tem ampliado as ações de vigilância genômica do coronavírus e realizado monitoramento rigoroso dos casos suspeitos das variantes de atenção e de interesse identificadas em Minas Gerais, a fim de coibir a disseminação no estado”.

Ainda de acordo com a SES-MG, o Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais (OVIGen-MG) realiza monitoramento semanal das variantes que circulam no estado, por meio de amostragens aleatórias realizadas em 10 Unidades Regionais de Saúde. São 200 amostras analisadas por semana.

A Secretaria informou que tem também adotado estratégias para acelerar a imunização, principal medida de prevenção.

A reportagem também procurou o Ministério da Saúde para saber se estes são os primeiros casos identificados no Brasil, e aguarda resposta.

Resistência às vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou na última quarta-feira (1º) que os cientistas estão analisando uma nova variante do coronavírus, batizada de “mu”, que foi identificada pela primeira vez na Colômbia.

A B.1.621, considerada uma “variante de interesse”, tem mutações que podem indicar resistência às vacinas, assim como a beta. No entanto, mais estudos serão necessários para entender suas características.

Novas mutações do vírus SARS-CoV-2 são esperadas. Isso é um comportamento comum – porque, à medida que o vírus se espalha, ele pode sofrer muitas modificações genéticas. A maioria tem pouco ou nenhum impacto nas características do vírus. Mas algumas mudanças podem influenciar, por exemplo, na capacidade do vírus de se propagar ou na eficácia das vacinas.

Existem quatro variantes do coronavírus classificadas como “preocupantes”: alfa, beta, gama e delta. Outras cinco são chamadas de “variantes de interesse”, como a Mu.

Variante Delta

Os casos de variante delta, considerada mais transmissível, saltaram de 174 para 236 em três dias, um aumento de 36%.

Já os casos de variante delta foram identificados em várias cidades. Juiz de Fora é que tem maior número de casos, 38, seguido por Belo Horizonte, 24, e Itabirito e Unaí, com 12 cada um.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui