Ibama manda abater mais de 200 javaporcos no Norte de Minas

0

Animal exótico, híbrido e que tem criação proibida no Brasil desde 1998, javaporcos foram encontrados em uma fazenda no município de Manga, na região Norte de Minas Gerais. No total, técnicos do Ibama localizaram na quarta-feira (25/8/2021), durante fiscalização, 227 bichos da espécie, que surgiu do cruzamento entre o javali e o porco doméstico.

Por ser considerado de alto risco ao meio ambiente, à agricultura e também à sanidade animal, o Ibama ordenou que todos os javaporcos criados ilegalmente sejam abatidos. A orientação de matar os animais, conforme o instituto, é do órgão de defesa agropecuária.

Além de ter que se desfazer dos 227 javaporcos, o proprietário do terreno foi multado em R$ 47 mil por manter a guarda de animal exótico, o que infringe o artigo 25 do Decreto 6514/08.

Desde 2013, o javaporco é reconhecido pelo Governo Federal como espécie exótica invasora. O animal é classificado como uma ameaça pois, além de pesar quase 100 quilos, ele invade campos e florestas, espanta animais nativos, pisoteia nascentes, come plantas e destrói lavouras.

Por causa do risco que representa, em março deste ano a Câmara dos Deputados regulamentou a prática esportiva do animal – envolvendo atos de perseguição, captura e abate. O projeto será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; de Constituição e Justiça e de Cidadania; e depois pelo Plenário.

Atualmente, por ser espécie exótica, invasora e com grande poder reprodutivo, adaptativo e predatório, apenas o javali tem a caça permitida no Brasil.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui