Início Brasil Paraná Turismo lança pesquisa anual sobre cenário do setor no Estado

Paraná Turismo lança pesquisa anual sobre cenário do setor no Estado

0

Publicado anualmente, levantamento Turismo em Números traz dados sobre o efeito da pandemia e evolução dos dados de turismo no Paraná

A Paraná Turismo lançou a versão de 2021 do levantamento Turismo em Números, que tem como base o período de 2016 a 2020. Publicado anualmente desde 1986, o estudo tem como objetivo mostrar as tendências e a evolução dos números relacionados ao turismo no Paraná, dentro de uma série histórica.

A partir do estudo dos dados apresentados possibilita-se a elaboração e a implantação de políticas públicas e se tem a orientação mais assertiva dos investimentos privados. Além disso, os números também servem como fonte de dados para pesquisas conduzidas pelos setores público, privado, acadêmico e terceiro setor.

Impacto da pandemia

Os dados do estudo recém-lançado trazem o recorte do impacto da pandemia da Covid-19 no setor, principalmente com relação aos números de visitantes internacionais, diretamente influenciados. Esses dados são importantes para o período de retomada pós-pandemia, já que ajudam a definir quais áreas poderão ser mais exploradas como destino nacional e internacional, é o que afirma Márcio Nunes, secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

Vale ressaltar alguns dados. Entre os anos de 2018 e 2019 houve um aumento de 4,4% nos embarques aéreos no Paraná. Já durante a pandemia, em 2020, houve uma queda de 62,2% dos embarques, quando comparados ao ano anterior. Além disso, em 2018 e 2019 o Paraná teve uma participação de 5% no total de embarques, enquanto em 2020 caiu para 4,2%.

Turismo receptivo internacional

A pesquisa também traz dados correspondentes à porcentagem dada para cada motivação e cidade de destino do turista internacional em sua vinda ao Brasil.

Destacam-se no âmbito do turismo de lazer, em 2019, duas cidades do sul do país. A compra de passagem para Florianópolis motivada pelo lazer representou 17% no índice de turistas internacionais. Já Foz Iguaçu representou 16,2%. O Rio de Janeiro foi o primeiro destino escolhido para turismo, representando 33,3% em 2019.

Cenário Nacional

O levantamento apresenta, ainda, outros dados que possibilitam balizar o Paraná em relação ao cenário nacional. O estado foi, por exemplo, o segundo com maior movimentação de embarques interestaduais rodoviários em 2020, de acordo com os dados da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres.

As informações trazidas pelo levantamento Turismo em Números servirão como base para o estudo e planejamento de políticas públicas e para a tomada de decisões na gestão do setor de turismo do estado do Paraná.

A Paraná Turismo, realizadora do estudo, é uma autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

SEM COMENTÁRIOS