As polícias Civil e Militar realizaram, nessa terça-feira (6/7/2021), a primeira fase da operação Dictum, na cidade de Porteirinha, na região Norte de Minas. Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. Um dos alvos foi um pátio de remoção e guarda de veículos do município, local que foi interditado durante a ação policial.
No decorrer das buscas, foram apreendidos Certificados de Registro de Veículos (CRV’s), títulos de crédito, anotações possivelmente atreladas ao tráfico de drogas, aparelhos celulares e cerca de R$ 10 mil em dinheiro, sendo que todo o material passará por perícia.
Investigação
Os trabalhos investigativos foram iniciados no segundo semestre do ano passado, quando uma equipe da 19ª Delegacia de Polícia Civil tomou conhecimento de um possível esquema criado para a prática dos crimes de peculato, receptação, apropriação indébita e lavagem de dinheiro.
No curso das investigações, policiais civis identificaram um pátio de remoção e guarda de veículos, onde os automotores eram dilapidados, ou seja, entravam no local em condições perfeitas de circulação e, posteriormente, tinham as peças automotivas retiradas.
A PCMG acredita que os materiais retirados dos veículos eram comercializados no mercado paralelo, em lojas de revenda de peças usadas no município de Porteirinha. Um desses comércios pertence a um dos suspeitos de integrar o esquema criminoso.
Segundo a delegada Wendy Martins Moreira, as apurações prosseguem e as provas colhidas vão compor o procedimento iniciado na delegacia. “Essa é apenas a ponta de um iceberg. As investigações continuam e por isso não descartamos a deflagração de outras operações policiais”, destaca.
A delegada regional Márcia Miguel Meira e Santos aproveita para ressaltar que a Dictum consubstancia uma resposta pontual da Polícia Civil à população local, que foi lesada pelas ações criminosas ocorridas no pátio da cidade.
Participaram, ao todo, 25 policiais civis e 18 militares.
Dictum
O nome da operação é um termo em latim, que significa limpeza, representando a retirada das impurezas removidas com a ação.
A equipe da PCMG foi coordenada pelo chefe do 11º Departamento, Jurandir Rodrigues Cesar Filho; pela delegada regional Márcia Miguel Meira e Santos; e pela delegada em Porteirinha, Wendy Martins Moreira.
——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.