A implantação de uma unidade demonstrativa está ajudando no resgate do cultivo de alho no município de Mamonas, Norte de Minas. A iniciativa é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e conta com a parceria da Embrapa Hortaliças.
Segundo o técnico da Emater-MG Alfredo Rodolfo Coelho, nos últimos anos a atividade sofreu redução da área plantada, baixa produtividade e diminuição do número de famílias envolvidas. Entre as dificuldades enfrentadas pelos produtores estavam a escassez de água, o aparecimento de pragas e a baixa qualidade das sementes utilizadas.
A partir daí, surgiu a ideia da implantação de uma unidade demonstrativa para a disponibilização de novas tecnologias. Numa parceria com a Embrapa Hortaliças, a unidade demonstrativa recebeu um pacote tecnológico com sementes de Alho LV (Livre de Vírus).
“Introduzimos mudanças no sistema de produção, como espaçamento, distribuição das sementes, identificação e controle de pragas e doenças, análise de solo e água, dentre outras técnicas”, diz o técnico da Emater-MG.
O local escolhido para a unidade foi a propriedade de Ailton Aparecido Nunes. “Antes não conseguíamos mais produzir um alho de qualidade para o mercado. Era muito custo e pouco retorno. Com as novas tecnologias, isso mudou. Nós estamos em fase de teste. Mas já melhorou muito e a expectativa é continuar evoluindo. Atualmente, produzimos aqui cerca de 3 mil quilos de alho e comercializo para a nossa região e até para outros estados”, conta Aílton.
“Nos últimos cinco anos, o Ailton foi orientado a registrar todas as despesas e receitas e o incremento em função da adoção de técnicas. O produtor, que já se encontrava com intenção de abandonar a atividade, recuperou o ânimo e a rentabilidade aumentou, o que permitiu investir na estrutura de beneficiamento no pós-colheita”, conta o extensionista Alfredo Coelho.
Exemplo
Os bons resultados da unidade demonstrativa acabaram estimulando a atividade no município. “Os produtores, que anteriormente rejeitaram as mudanças tecnológicas, já nos procuram para adotar algumas dessas mudanças”, relata o técnico da Emater-MG. Atualmente, o município tem 25 produtores de alho que adotaram as novas tecnologias de produção.
MelhorInovação
O projeto Resgate da cultura do alho, no município de Mamonas, foi um dos vencedores regionais do prêmio MelhorInovação 2020. Os autores são da unidade regional da Emater-MG de Janaúba: Alfredo Rodolfo Vieira Coelho e Romério Alves Nunes.
A iniciativa da Emater-MG tem como objetivo reconhecer e disseminar, interna e externamente, ações e projetos inovadores que tenham obtido resultados relevantes para a empresa ou para os clientes, tendo como perspectiva a ampliação dos conhecimentos dos colaboradores nas ações de assistência técnica e extensão rural.
——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.