Suspeito de liderar quadrilha envolvida em fraudes para compra de gado é preso pela PCMG

0

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio de ação integrada das delegacias em Itambacuri, Governador Valadares e Poços de Caldas, prendeu um homem, de 39 anos, suspeito de liderar organização criminosa especializada em golpes para a aquisição de gado bovino. De acordo com as investigações, a quadrilha pode ter gerado um prejuízo superior a R$ 1 milhão às vítimas, residentes em Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Goiás.

O investigado foi localizado e preso nessa quinta-feira (15/4/2021), em Poços de Caldas, Sul de Minas, em uma chácara pertencente a ele, local onde também foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Conforme apurado pela PCMG, o suspeito utilizava nomes falsos para se apresentar às vítimas pecuaristas e, por meio de aplicativo, realizava contratos de compra e venda de gado.

A ação, coordenada pela 5ª Delegacia de Polícia Civil em Itambacuri e pela Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Contra o Patrimônio em Governador Valadares, contou com o apoio da Delegacia de Polícia Civil em Poços de Caldas.

Golpes

No dia 6 de fevereiro deste ano, a quadrilha teria adquirido uma carga de 15 touros da raça Guzerá, avaliada em um total de R$ 225mil. Para tal, o grupo utilizou o nome de um falso comprador para intermediar as negociações. No mês seguinte, dia 19, os suspeitos tentaram negociar novamente com a mesma vítima, dessa vez se passando por outro comprador. Na ocasião, o caminhão boiadeiro que trazia o novo contrato falso foi interceptado.

Já nos dias 26, 27 e 28 de março, policiais rastrearam o veículo utilizado pelo grupo para transportar os animais e o interceptaram no estado do Mato Grosso do Sul. O caminhão foi escoltado até o Triângulo Mineiro, apreendido e restituídas 23 cabeças de gado ao dono.

Prisões e apreensões

No dia 28 de março, um integrante do grupo, de 31 anos, foi preso na cidade de Batatais, em São Paulo. O homem, apontado como ‘braço direito’ do líder da quadrilha, era responsável por monitorar o trânsito dos transportadores e contatar outros integrantes do grupo, organizando assim a entrega de valores e de contratos falsos destinados às vítimas.

Outro membro da organização criminosa, de 52 anos, também foi preso, na última quarta-feira (14/4), em Casa Branca, cidade paulista. Ele era responsável pelo recebimento e desembarque do gado, para posterior negociação pelo líder da quadrilha.

Durante os trabalhos policiais, ainda foram apreendidos diversos bens em nome do suspeito de liderar o grupo, entre veículos, motocicletas, valores em dinheiro, documentos, cartões e títulos bancários, além de materiais utilizados para a adulteração de contratos.

Todas as fases das investigações contaram com o intercâmbio de informações entre as forças de segurança dos estados em que a organização criminosa atuava. Agentes da Polícia Rodoviária Federal, dos postos de fiscalização das rodovias por onde transitavam os alvos, também contribuíram com os trabalhos policiais.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui