Suspeito de descumprir medidas protetivas é preso em Jaíba, no Norte de Minas

0

Nesta quarta-feira (31/3/2021), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu, na localidade de Gado Bravo, zona rural de Jaíba, mandado de prisão preventiva contra um suspeito, de 32 anos. Ele é investigado pela prática dos crimes de lesão corporal e ameaça, no âmbito da Lei Maria da Penha, além de descumprimento de medida protetiva de urgência.

De acordo com a delegada Bruna Garcia, ontem (30/3), a mulher procurou a PCMG e relatou que seu ex-companheiro estava ignorando a existência de medidas protetivas de afastamento e proibição de manter contato, deferidas no fim de janeiro de 2021. “Ele vinha procurando-a insistentemente, efetuava ameaças contra ela e seus familiares, causando a sensação de desordem na pequena comunidade rural, cuja população estava indignada com a situação de violência enfrentada pela vítima”, relata.

Tão logo tomou conhecimento dos fatos, a delegada representou pela expedição de mandado de prisão contra o suspeito, para garantia das medidas protetivas de urgência decretadas pela Justiça. O mandado foi deferido no mesmo dia pelo Poder Judiciário, possibilitando assim a captura célere do suspeito.

Bruna Garcia destaca a necessidade as vítimas darem ciência do descumprimento das medidas de urgência à Polícia Civil, para que outras ações como essa sejam efetivas, prevenindo, assim, a ocorrência de crimes mais graves, como o feminicídio.

O suspeito encontra-se no Sistema Prisional, à disposição da Justiça.

Denúncia

A PCMG orienta que todo tipo de violência doméstica e familiar contra a mulher seja denunciado. O registro de ocorrência pode ser feito na unidade policial mais próxima ou, ainda, sem sair de casa, pela Delegacia Virtual (aqui) nos casos de ameaça, vias de fato, lesão corporal e descumprimento de medidas protetivas. Por meio da plataforma digital, as vítimas ainda podem solicitar a medida protetiva enquanto estiverem fazendo o registro. Denúncias também são recebidas pelo Ligue 180.

Outro aliado no enfrentamento da violência doméstica é o aplicativo MG Mulher. O app permite à usuária criar uma rede de contatos, que pode ser acionada em situação de perigo. Dessa forma, familiares e amigos podem ajudá-la ou acionar a polícia em caso de pedido de socorro. O aplicativo ainda reúne endereços e telefones de unidades policiais mais próximas, bem como instituições de apoio, além de diversos conteúdos sobre o tema.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui