O Hospital São Vicente de Paulo, em Capelinha (MG), atingiu 100% de ocupação dos leitos de enfermaria e de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus (que causa a doença Covid-19). A informação foi divulgada na tarde deste sábado (27/3/2021) em comunicado emitido à população da cidade e de municípios circunvizinhos.
O hospital de Capelinha possui 10 leitos de UTI e 10 de enfermaria preparados para atendimento de pessoas com Covid-19. Com essa ocupação, a instituição fica praticamente sem condições de receber novos pacientes.
Pacientes em estado gravíssimo
De acordo com a nota do hospital, dos dez pacientes internados em leito de UTI, oito estão intubados em estado gravíssimo. Os outros dois apresentam quadro grave de saúde.
Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, sete dos dez pacientes em tratamento intensivo são do município de Capelinha. Os outros três são de Água Boa (2) e de Malacacheta (1).
Falta de medicamentos
O hospital também alerta para o risco iminente de desabastecimento de medicamentos hospitalares utilizados no tratamento de pacientes internados com Covid-19. Segundo a nota, as empresas farmacêuticas brasileiras não estão conseguindo produzi-los em quantidade suficiente e deve ser levado em conta a constante e absurda elevação dos preços quando encontrados para aquisição em quantidades mínimas.
Situação epidemiológica
Até o início da noite de ontem (26/3), quando foi divulgado o último boletim epidemiológico, Capelinha tinha 1.299 casos confirmados de Covid-19. Desse total, 16 morreram, 10 estão internados e 1.123 já estão recuperados da doença (receberam alta hospitalar ou cumpriram o período indicado pelo Ministério da Saúde e estão assintomáticos). A Secretaria de Saúde Municipal, através da Coordenação de Vigilância em Saúde, ainda investiga outras 180 notificações de casos suspeitos. Dez deles já coletaram material e aguardam resultado de exame RT-PCR.
Nota do hospital
——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.