Aeroporto de Valadares poderá receber aviões de grande porte

0

O Aeroporto Coronel Altino Machado, em Governador Valadares, já pode receber aeronaves de maior porte. Isso se dá devido à atualização dos dados da pista, que foi ampliada em 2008. A ampliação, porém, ainda não havia sido informada à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) até outubro de 2013.


A PISTA do aeroporto já havia sido reformada e ampliada no fim de 2008. A atualização dos dados da pista, porém, só foi feita junto a Anac no fim de 2013 – FOTO: Jack Zalcman

O fato foi divulgado pelo DIÁRIO DO RIO DOCE no dia 26 de outubro, após a Azul Linhas Aéreas informar que iria retirar o ATR-42 de circulação. Essa aeronave era utilizada na linha Belo Horizonte-Valadares e transportava entre 46 e 50 passageiros. A Azul informou que começaria neste mês de janeiro a utilizar o ATR-72, que transporta até 72 pessoas. Porém, seria necessário atualizar os dados da pista, já que o ATR-72, por ser uma aeronave maior, necessita de uma pista maior e com Pavemente Classification Number (PCN) maior.

Na ocasião, o secretário municipal de Obras, Seleme Hilel, afirmou que a prefeitura já estava tomando as providências para resolver a questão. “Não é nada impossível de ser resolvido. A principal mudança que precisamos fazer é atualizar junto à Agência Nacional de Aviação Civil [Anac] o tamanho da pista de pouso e decolagem do nosso aeroporto. Essa pista foi reformada e ampliada em 2008. Antes eram 1.400m, e agora ela tem 1.700m. Porém, isso ainda não foi informado à Anac. Nossa pista já tem Pavement Classification Number [PCN] 33, o que possibilita que aviões com até 100 passageiros pousem na cidade. Só precisamos atualizar esse dado na Anac”, disse.

Conforme prometido, no dia 4 de dezembro foi publicada a Portaria de nº 3.196/SIA no Diário Oficial da União com os novos dados da pista de Valadares. No dia 26 de dezembro, o atual PCN foi publicado no Rotater (Manual de Rotas Aéreas). Segundo a prefeitura, constava na Anac que o PCN da pista de Valadares era 8, quando na realidade era 33.

Nota enviada pela prefeitura explica ainda que “o PCN indica a resistência de um pavimento e constitui o principal requisito para que o aeroporto de Valadares receba aeronaves maiores, como o Jato Embraer 175. Portanto, com a publicação do PCN 33, todos os demais aviões que não são de carreira que necessitem desse índice de resistência já estão autorizados a pousar e a decolar no aeroporto da cidade”.

Outras mudanças também foram feitas para atender aos requisitos da Anac, segundo a prefeitura. “Para que as aeronaves estejam autorizadas a realizar pousos e decolagens, a empresa Socicam, que já atua no Município com a operação de rádios no aeroporto, disponibilizou, em caráter provisório, o raio X e pórtico, necessários nesse processo, e o Município, por sua vez, se comprometeu a capacitar mais cinco funcionários para operar os equipamentos cedidos pela empresa. Assim, com o compromisso assumido pelo Município, a liberação dos pousos e decolagens será imediata, com inspeções manuais”, finaliza a nota.

Fonte: Jornal Diário do Rio Doce

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui